Notícia 20:40 - 16 de abril de 2019

A Companhia Brasileira de Distribuição comunicou hoje (01/04) o início da operação do James Delivery em São Paulo, em linha com a estratégia de transformação digital do grupo. 

O James Delivery é uma startup brasileira que oferece uma plataforma multisserviços de encomenda e entrega em minutos de diversos produtos, que vão desde itens vendidos em supermercados até restaurantes e drogarias.

Até o fim deste ano, toda a capital paulista estará coberta pelos serviços da plataforma de entrega. Depois de São Paulo, o próximo passo é levar o James para mais 10 cidades brasileiras.

A startup iniciou sua operação com grandes parceiros, sendo a plataforma de entregas oficial e exclusiva das redes Extra e Pão de Açúcar, do Grupo Pão de Açúcar, empresa da qual o James Delivery faz parte desde que foi adquirida, em dezembro do ano passado.

Alinhada com a estratégia Omnichannel da companhia em uma visão de longo prazo, a aquisição proporcionou ao GPA a entrada em um novo nicho de negócio: o dos SuperApps – plataformas que permitem aos usuários receberem em uma hora produtos diversos de parceiros selecionados em “verticais de consumo”, como supermercados, conveniência, drogarias, restaurantes e outros.

Esta nova oferta complementa as modalidades de entrega disponibilizadas pelas marcas Extra e Pão de Açúcar aos seus clientes: compra em loja física, entregas ‘next day’ (dia seguinte), ‘same day’ (mesmo dia) e ‘express’ (em até 4 horas) e Clique & Retire (compra pela internet e retira em loja física).

“O início das operações do James Delivery em São Paulo é mais um passo na estratégia Omnichannel do GPA, que tem como principal objetivo oferecer aos nossos clientes soluções cada vez mais personalizadas e diversas para realizar suas compras. Temos um robusto plano de expansão para ampliar o raio de atendimento do serviço para que os consumidores do Extra e do Pão de Açúcar de toda a cidade tenham mais essa opção para adquirir os produtos que mais gosta e precisa de forma ainda mais pratica e rápida”, declarou o diretor de Transformação Digital e E-commerce do GPA, Antonio Salvador.

Confira, na íntegra, o comunicado à imprensa publicado nesta segunda-feira (01/04):

COMUNICADO AO MERCADO

São Paulo, 01 abril de 2019 - "James, o seu delivery. Para tudo": com essa proposta chega a São Paulo o James Delivery, startup brasileira que oferece uma plataforma multisserviços de encomenda e entrega em minutos de produtos diversos, que vão desde itens vendidos em supermercados até restaurantes e drogarias. Até o fim de 2019 toda a capital paulista estará coberta pelos serviços da plataforma de entrega. Depois de São Paulo, o plano é levar o James para mais 10 cidades brasileiras. 

O lançamento do serviço James Delivery na cidade de São Paulo faz parte da estratégia de Transformação Digital do GPA, oferecendo aos clientes soluções cada vez mais personalizadas, com o objetivo de garantir uma melhor experiência de compra aos consumidores. Confira outras iniciativas:
 

  • Forte evolução de dois dígitos das vendas do e-commerce alimentar, consolidando a liderança no setor, impulsionada pela ampliação da entrega "Express" e "Clique & Retire", já presentes em 76 lojas, considerando as bandeiras Pão de Açúcar e Extra;
     
  • Desenvolvimento da plataforma multicanal Pão de Açúcar Adega, com abrangência nacional, que permitiu dobrar as vendas online da categoria de vinhos no trimestre vs o mesmo período do ano anterior; 
     
  • Parceria estratégica com a Cheftime, startup pioneira do segmento de Foodtech, para o serviço online de assinatura e venda de kits gastronômicos. Atualmente presente em 23 lojas Pão de Açúcar e 3 Minuto Pão de Açúcar, além das vendas via e-commerce, com continuidade da expansão em todas as lojas Pão de Açúcar no estado de São Paulo até a Páscoa; 
     
  • Contínuo desenvolvimento do ecossistema de start ups, com a inauguração do GPA Lab Foodtech no Cubo em São Paulo, maior hub de inovação da América Latina. Mapeamento de mais de 500 start ups através da Liga Retail, das quais mais de 50 estão atuando no GPA em diversas áreas com inteligência artificial, reconhecimento de imagem, IoT (internet das coisas), entre outras; 
     
  • Novo recorde de downloads dos aplicativos de fidelidade: mais de 8,1 milhões, crescimento de 62% vs 1T18. As vendas dos app users do Meu Desconto atingiram cerca de 40% das vendas no Pão de Açúcar e ao redor de 20% do Extra. Gasto médio mensal dos clientes que usam o app é o dobro dos demais clientes; 
     
  • O total de clientes cadastrados nos programa de fidelidade atingiu 18,5 milhões de usuários, com penetração de aproximadamente 85% no Pão de Açúcar e de 60% no Extra, e crescimento anual de aproximadamente 10 p.p. em ambas as bandeiras. Mais de 200 milhões de tickets identificados nos últimos 12 meses, possibilitando o aprimoramento de nossa estratégia comercial e excelência operacional; 
     

Parceria com a Livelo, permitindo aos seus clientes que também utilizam os aplicativos Clube Extra e Pão de Açúcar Mais resgatar prêmios diretamente nas lojas da rede; 
 

Adicionalmente, outras iniciativas com o objetivo de reduzir a fricção e melhorar da experiência de compra, como "self checkout" (com cerca de 15% dos tickets nas lojas implantadas), além de outras soluções de compras e meios de pagamentos que serão lançadas no próximo trimestre.