Notícia 18:01 - 16 de abril de 2019

O consumo global de leite sem lactose apresentou aumento significativo desde 2014, e chegou aos 11% da produção, enquanto o leite normal atingiu apenas 0,3%, segundo o relatório “Lactose free dairy products” realizado pela Tetra Pak.

A demanda por este tipo de produto ocorre por conta da predominância da intolerância à lactose na população mundial. De acordo com a Food Intolerance Network, cerca de dois terços da população sofrem com algum tipo de intolerância à lactose e esses números aumentam todos os anos.

Na América do Norte e na América Latina, o crescimento foi de 10%, já na Europa foi de 14%, Oceania e Oriente Médio atingiram 11% e a Ásia registrou 7,2%.

Além da intolerância, a procura por produtos sem lactose também parte de uma tendência crescente em escolher produtos sem o açúcar deliberadamente por serem considerados mais saudáveis.

O grande desafio dos consumidores agora consiste em encontrar soluções para fabricar leites sem lactose que não percam as características principais do produto, já que esta representa aproximadamente um terço da matéria seca do leite. Principalmente o sabor e a doçura são afetados com a retirada da lactose.