Notícia 10:40 - 27 de setembro de 2021

Passo 1: entender onde a jornada começa

A experiência do cliente com a marca não começa quando ele acessa o e-commerce. Esse consumidor provavelmente já fez a busca de informações no site e nas redes sociais. “Os varejistas devem entender a jornada do cliente desde o seu verdadeiro começo, coletando dados em canais físicos e digitais antes da etapa de conversão. Se os varejistas puderem entender o que seus prospects desejam durante as fases de interesse e intenção, e entregarem experiências personalizadas, no fim do funil, a chance de conversão é maior”, diz Leonardo da Silva (imagem à direita), business developer manager da Acquia.

Passo 2: definir a persona
Esse é um fator decisivo para elaborar as suas estratégias. Você precisa saber quem é o seu cliente ideal para aprender a se comunicar com ele em cada momento, para atrair a atenção, e assim, transformá-lo em um consumidor real. Ao detalhar o perfil da sua persona, será possível identificar as melhores ações a serem tomadas, a cada etapa.

Passo 3: gerar reconhecimento

 Marque presença no ambiente digital, nas redes sociais, e também fora delas, investindo em recursos como e-mail marketing e até tráfego pago. Lembre-se que a sua mensagem deve ser sempre clara, consistente e reconhecível.

Passo 4: oferecer mais do que um catálogo digital
Seu site deve ter um layout amigável e a navegação deve ser rápida. Os clientes esperam encontrar os produtos facilmente, por isso, o ideal é dividir o e-commerce em categorias, além de deixar um campo de produtos sugeridos, que deve se basear nos últimos itens buscados por aquele cliente. Outro detalhe importante é a barra de busca, que precisa ser bem visível e intuitiva. “O e-commerce não pode ser mais um catálogo de produtos e serviços. Para engajar os clientes, traga conteúdo que faça sentido com os seus produtos e permita que o prospect sinta-se ajudado pelo que você oferece”, diz Silva.

Passo 5: garantir o pagamento em poucos cliques

O processo de pagamento também precisa ser fácil e ter poucas etapas, com a opção de salvar os dados do cartão para compras futuras. Isso incentiva os clientes a voltarem.

Passo 6: pedir feedback

Você pode perguntar quais etapas do processo agradaram e o que pode ser melhorado.

Passo 7: dar transparência ao processo de entrega
Essa é uma das etapas mais importantes, onde o cliente ganha confiança - ou não - em sua loja. É preciso garantir que o processo de entrega esteja bem definido e claro desde o início da compra e que o pedido seja enviado em um curto período. Permitir que o cliente possa rastrear a entrega também é fundamental, além, claro, de cumprir com o prazo estabelecido para o envio.

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