Notícia Inovação Tecnologia 11:12 - 10 de maio de 2021

Com um plano de expansão que prevê a abertura de 28 novas lojas em 2021 e mais de 25 por ano até 2023, o Assaí Atacadista tem apostado na inteligência de dados como pilar de sua estratégia de crescimento. Por isso, em parceria com a MicroStrategy, empresa estadunidense que fornece serviços de Business Intelligence (BI), a rede integrou as informações operacionais de todo o parque de lojas em um mesmo software especializado, e observou uma escalada no ganho de eficiência desde então.

"Antes de adotarmos o BI como um padrão na companhia, muitos relatórios eram produzidos de maneira manual e a partir de fontes diversas, o que, além de dificultar o trabalho, ainda dava margem à divergência de informações. Em menos de uma década, saltamos de quatro usuários de BI para os atuais 3 mil, e planejamos dobrar este número até o fim de 2021", comenta Rodrigo Callisperis, diretor de TI do Assaí. 

Para investir na mudança de cultura interna, o Assaí também passou a investir na contratação de cientistas de dados especializados em Data Science e Big Data, que auxiliam a companhia a processar o volume de dados e, com eles, fazer análises como a do comportamento com base no histórico de vendas. "Com o BI mais analítico, entenderemos os padrões de compra por cidade, segmento, tipo de produtos, entre outro fatores em alguns minutos", avalia Callisperis.

Segundo a MicroStrategy, o Assaí é uma das principais empresas que usam suas soluções de BI no Brasil. Com intenção inicial de auxiliar na integração de informações de vendas de toda a rede, o passo seguinte foi auxiliar na tomada de decisão das áreas de negócio, o que ajudou a disseminar a cultura dos dados por outros departamentos da empresa. "A MicroStrategy vem otimizando suas tecnologias para continuar dando suporte às diferentes necessidades dos clientes ao redor do mundo, desde projetos complexos, como o do Assaí, até projetos mais simples, com portfólio de soluções disponíveis para todos os lugares, todos as empresas e todos os dispositivos", afirma Diego Keller, vice-presidente e gerente geral da MicroStrategy América Latina.

O Assaí, que no último ano registrou R$ 39,4 bilhões de receita bruta e recentemente foi listado nas bolsas de valores de São Paulo (B3 - ASAI3) e Nova Iorque (NYSE - ASAI), trabalha com um plano de expansão que deverá contar a abertura de novas unidades em todas as cinco regiões do Brasil. Atualmente, são 184 lojas espalhadas por todo país, com mais de 50 colaboradores.


Veja também