Notícia 16:41 - 10 de maio de 2021

Imagine uma empresa em que os funcionários podem se capacitar, desenvolver novos produtos e, ao final do processo, optar por criar sua própria startup e ir ao mercado oferecer suas soluções? Tudo isso, tendo como garantia que o seu local de trabalho atual poderá ser usado também para receber o primeiro cliente. Este é o novo programa de intraempreendedorismo do Banco Carrefour, liderado pelo time de inovação da instituição.

O projeto convidou basicamente os colaboradores do Banco e de todo o Grupo Carrefour Brasil para construir novos produtos conectados aos desafios da companhia e começarem a empreender. 

A inciativa teve início em dezembro de 2020, quando aconteceram os primeiros hackathons (maratona de programação de hackers) entre os times internos. Os eventos tiveram como foco a capacitação dos colaboradores e a disponibilização de dados para o desenvolvimento das soluções. De lá, saíram os quatro projetos selecionados que agora estão em fase de estudo de viabilidade.
 
O desenvolvimento de cada solução segue até o mês de junho, quando os colaboradores passarão por um novo estágio de aceleração dos projetos em um Bootcamp, formato que une um treinamento intensivo com a aplicação na prática. Após esta etapa, acontecem as apresentações finais para a diretoria do Banco Carrefour.
 
Após a aprovação, os participantes, em conjunto com a empresa, poderão optar por três alternativas: a permanência com vínculo atual de trabalho; a incorporação do projeto como uma nova área de negócio dentro da instituição financeira ou o desenvolvimento de sua própria startup com base no projeto apresentado. Neste último caso, o Banco encerra o contrato com cada um dos envolvidos e passa a ser cliente ou investidor na nova empresa, oferecendo um aporte para o início das operações.

"Estamos falando aqui de um novo modelo de empreendedorismo. A empresa oferece a capacitação, a mentoria, as ferramentas e o espaço para discussão. O colaborador entra com a criatividade, com o insight, com a ideia inovadora. Ao final, podemos gerar oportunidade de novos negócios para todos e fortalecer todo o ecossistema juntos", afirma Charles Schweitzer, head de inovação do Banco Carrefour.

O Banco Carrefour, núcleo financeiro do Grupo Carrefour Brasil, tem construído nos últimos anos um ambiente de trabalho baseado na metodologia aplicada ao negócio, implementando soluções baseadas em inovação e apostando na transformação digital para colaborar com a vida financeira dos clientes de todo o ecossistema. Hoje, possui mais de 600 colaboradores e outros mais de 3 mil profissionais de atendimento e vendas.

Confira também: Carrefour passa a atuar como banco múltiplo


Veja também