Notícia 17:10 - 15 de setembro de 2021

Quando uma empresa assume a responsabilidade ambiental, ela precisa ir além de informar que a sustentabilidade está em seu DNA, colocar ações em prática e iniciar transformações sociais, dentro e fora da companhia. Por conta disso, o Grupo Carrefour Brasil acaba de firmar parceria com a startup brasileira especializada em logística reversa Green Mining, e com a Cervejaria Ambev, para levar a ação de reciclagem para seis lojas do Carrefour Express, em São Paulo.

Com o slogan “Pequeno Grande Passo”, a campanha, lançada esta semana, disponibiliza nos pontos participantes coletores personalizados para o descarte de vidro e embalagens plásticas vazias. Os recicláveis serão recolhidos pelos coletores da Green Mining, que levarão o material até o ponto de concentração (hub). E ao atingir um certo volume, o material será prensado e destinado ao Rio de Janeiro para reciclagem, sendo o vidro levado direto para a fábrica da Ambev Vidros, e o PET destinado para a produção de novas embalagens de Guaraná Antarctica, compeltando assim o ciclo de logística reversa inteligente. 

"Nossas decisões são tomadas com o objetivo de minimizar o impacto ambiental em toda a cadeia de produção, promover a inclusão e democratizar o acesso às práticas sustentáveis", afirma Lucio Vicente, diretor de assuntos corporativos e sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil. "Estamos em constante movimento pela preservação do meio ambiente, e a parceria com a Green Mining e com a Ambev representa a perspectiva de um futuro melhor, pautado pelo desenvolvimento sustentável", completa.

Para garantir que todo o material seja destinado corretamente, a Green Mining realiza a pesagem dos resíduos em cada etapa do processo, registrando os dados no sistema da startup que garante a rastreabilidade com segurança da tecnologia blockchain. "A rastreabilidade é o futuro da logística reversa porque impede que qualquer dado inserido no sistema seja alterado. Seguimos na missão de mudança dessa cultura de descarte inadequado e, com essas grandes parceiras, inovamos e promovemos um modelo de economia circular de verdade, mantendo o nosso propósito ambiental, social e econômico", diz Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining.

"Atualmente nossas metas para 2025 estão apoiadas em cinco pilares: gestão da água, ações climáticas, agricultura sustentável, embalagem circular e ecossistema de empreendedores. Com eles, impulsionamos o progresso na direção dos ODS, usando a nossa escala e parcerias para gerar uma mudança positiva significativa", conclui Carolina Pecorari, diretora de sustentabilidade da Ambev.

Créditos da imagem: iStock


Veja também