Notícia 15:24 - 29 de agosto de 2019

Apesar da frequência de compras de produtos de consumo massivo (FMCG) ter apresentado redução de 9% no trimestre terminado em maio, a cesta de produtos de limpeza se mantém firme nos carrinhos de supermercado, apresentando resultados positivos no curto prazo.

O setor ganhou 2,4% em unidades e cresceu 1,8% em volume ponderado entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano, de acordo com levantamento da Kantar para o Anuário da ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional).

Dentre os produtos, os amaciantes de roupa, produtos multiuso e de limpeza perfumada são os que têm melhor desempenho da categoria. Estes apresentaram aumento de 2,5, 2,2 e 2,1 pontos de penetração – respectivamente - no primeiro semestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano anterior.

Dessa forma, os itens de limpeza perfumada ganharam mais de 1,3 milhão de novos lares compradores nos seis primeiros meses de 2019, impulsionado principalmente por promoções. Como os canais de compra variam de acordo com o tamanho da embalagem, os atacarejos são os mais populares para famílias que buscam opções de mais de 1000 ml.

Já os produtos multiuso, líderes em praticidade, tiveram 4,8% de aumento em valor e conquistaram novos compradores principalmente na Grande São Paulo. No período, a busca pelo tamanho grande ganhou 38,8% de importância, apesar das embalagens médias representarem 90% em share de volume.

Por sua vez, os amaciantes têm penetração em 81,5% dos lares brasileiros e ganharam 10,4% em valor do primeiro semestre de 2018 para o mesmo período de 2019. Devido ao custo-benefício, apresentam destaque as opções concentradas – que representam 31% da categoria – e das embalagens tipo garrafa e com mais de 2 litros.

O aumento de consumo é explicado pela busca de praticidade, em contexto de nova dinâmica familiar no Brasil. Cada vez mais, as mulheres trabalham fora de casa, a expectativa de vida aumenta e a nova divisão de tarefas exige maior simplicidade na limpeza diária. “Neste cenário, categorias ligadas à praticidade e aroma ganham penetração em todas as regiões”, analisa a diretora de new business da Kantar, Rita Navarro.

Além disso, os consumidores buscam maior economia. “Para 48% e 40% dos consumidores, respectivamente, ter boa qualidade e preço baixo é fundamental na hora de colocar um produto no carrinho”, evidencia Rita. “Por isso, observamos que marcas líderes desta categoria seguem no topo do ranking Brand Footprint da Kantar”, conclui.

Esta lista, por sua vez, tem Ypê, Omo e Brilhante nas primeiras posições e ainda destaca a Tyxan, como marca que mais ganhou compradores em 2018 – 2,3 milhões de shoppers a mais. Assim, observa-se que as marcas que buscam oportunidades no mercado e crescem são aquelas que conquistam novos clientes.

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