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Supermercado 23 de novembro de 2021

Dia do Supermercadista: projeções para 2022

Nesta data especial, importantes players do setor falam com exclusividade à SuperVarejo e dividem suas expectativas para o ano que vem

Nesta data mais do que especial, importantes players do nosso segmento falam com exclusividade à SuperVarejo: dividem uma mensagem de esperança para o ano que vem, além de contarem suas estratégias a fim de seguir crescendo, apesar dos desafios previstos.

?Após quase dois anos de muitas incertezas por conta da pandemia da Covid-19, a imunização trouxe otimismo para a economia, não só nacional, como também mundial. E nessa esteira está o setor supermercadista, que sempre esteve ao lado dos consumidores, fornecendo produtos essenciais à vida. Nós, da Coop, acreditamos que 2022 será um ano de recuperação e crescimento. E, para isso, é importante estarmos sempre inovando, criando uma excelente jornada de compra para nossos clientes, além de proporcionar um ambiente agradável e harmonioso, com consciência, conveniência e convivência."

Eduardo Santos, Diretor-Executivo do Negócio Supermercado da Coop


?Nós acreditamos no varejo com propósito. No nosso caso, isso se reflete na preocupação com a saúde e bem-estar do nosso consumidor. Vamos continuar oferecendo produtos frescos e alimentação saudável ? estimulando o consumidor ao hábito de ter uma boa alimentação caseira. Mas nosso propósito também inclui um foco importante em sustentabilidade e ações solidárias. Vamos manter a valorização e apoio ao trabalho do pequeno produtor, ações que estimulem o correto descarte do lixo e as iniciativas que ajudaram muitas instituições nesse período difícil de incertezas e falta de recursos, como a iniciativa ?Juntos Alimentamos Mais?, que resultou na doação de toneladas de alimentos através de vendas revertidas em cestas básicas. Esperamos o melhor para 2022, estamos mais conectados com o nosso cliente (literalmente!) e preparados para uma retomada das atividades, que deve acontecer gradualmente com o controle da pandemia.?

Thiago Picolo, CEO da Hortifruti Natural da Terra

"Estamos bastante otimistas para 2022. Com a vacinação de grande parte da população e a pandemia da Covid-19 bem controlada na região em que atuamos, o cenário tende a ser promissor. Desenvolvemos projetos focados em uma experiência diferenciada dos consumidores nos PDVs e lançaremos novos serviços. Nosso foco também estará na busca constante dos melhores produtos nichados, a maioria dos quais somos pioneiros no estado, como: sem glúten, sem lactose, sem açúcar, orgânicos, saudáveis e veganos. Continuaremos a investir no melhor atendimento em termos de serviços e produtos, com atenção para todos os públicos que possuem alimentação diversificada, cuidados com a saúde e o bem-estar, preocupação com a sustentabilidade, a qualidade e a segurança alimentar."

Josiano Saqueti, Diretor da Rede Hippo 


?Em 2022, receberemos nossos clientes com o melhor atendimento possível, para que todos tenham a experiência de compra mais completa e satisfatória nas lojas. O pós-pandemia ainda não é totalmente certo, mas uma certeza que temos é que o nível de higiene nunca voltará a ser como era e as pessoas vão priorizar lugares mais seguros e limpos. Com a reabertura dos estabelecimentos e a maior frequência do cliente nas lojas, confirmamos que o atendimento diferenciado é primordial para fidelizar. Atender bem os consumidores é fundamental para o processo de construção e consolidação de uma marca e, por isso, é importante ouvir os clientes. Com base na opinião deles, é possível saber quais são os pontos em que a empresa está acertando ou o que precisa ser melhorado e, a partir disso, ajustar os processos e melhorar os produtos, o atendimento e a experiência de compra do cliente como um todo.?

Sergio Leite, Diretor Comercial do Supermercados Mundial


?A perspectiva para o ano que vem é de muito trabalho. Será um ano naturalmente desafiador pois ainda estamos vivendo os impactos econômicos da pandemia. O shopper foi exposto, nos últimos dois anos, a mudanças e a uma forma diferente de consumir no supermercado. A loja em si segue forte, mas os atributos que o cliente valoriza mudaram. Nunca foi tão importante transmitir confiança e segurança aos clientes, por exemplo, além de questões como a agilidade e a praticidade que o consumo online trouxe. Seguimos otimistas, e mais do que nunca, atentos ao comportamento do shopper.?

Marcelo Cury, Sócio e Head de E-Commerce do Supermercados Veran


?O ano de 2021 foi de aprendizado, em face da Covid-19.  Tivemos que nos desdobrar para cumprir nossas metas, os protocolos de higienização e distanciamento e, principalmente, para atender bem nossos clientes e consumidores. Neste ano, não inauguramos novas lojas, mas aproveitamos para mudar o layout das existentes. Começamos a obra em nossa loja mais nova, em São Caetano do Sul, que será um marco para o segmento, com a modernização e o investimento de, aproximadamente, R$ 50 milhões. Os planos para 2022 preveem grandes mudanças de comportamento em nossas atividades, superações e concentração de esforços para a diminuição dos custos operacionais, em busca do equilíbrio e sempre buscando melhor atender nossos clientes. Em função de novos entrantes e do noticiado auxílio emergencial, eu entendo que as vendas manterão um equilíbrio no próximo ano.?

Roberto Longo Pinho Moreno, Diretor Executivo do Grupo Sonda

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