Notícia ApasShow 13:49 - 02 de agosto de 2021

A partir do dia 17 de agosto estão autorizadas as realizações de eventos, convenções, feiras, congressos e semelhantes em São Paulo, obedecendo todos os protocolos sanitários para evitar a disseminação do coronavírus. A informação foi dada em primeira mão pela Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, em sua participação na transmissão ao vivo do programa Conecta 6.0, do Grupo Conecta Eventos realizado no final da semana passada.

A Apas Show 2021 está entre os eventos confirmados e presentes no calendário do Governo do estado. A 36ª edição do maior evento de alimentos e bebidas da América Latina será entre os dias 27 e 30 de outubro, no Expo Center Norte e contará com todos recursos necessários para promover segurança aos participantes.

Veja abaixo os principais tópicos abordados por Patrícia Ellen

Retomada Segura
Hoje foi um dia importante. Graças ao aprendizado com vocês no evento teste em Santos e com os números da pandemia pudemos dar um salto muito importante na retomada, inclusive lançando oficialmente a nova etapa de gestão da retomada econômica que se chama Retomada Segura. Um dia que vai ficar gravado na minha memória. Estamos muito feliz com a taxa de 75% de adultos vacinados com pelo menos a primeira dose, e isso nos possibilitou a queda na ocupação de leitos e darmos esse passo, primeiro aumentando o horário de funcionamento dos estabelecimentos até as 24h em primeiro de agosto e agora no dia 17 de agosto iniciando o plano e retirando as restrições.

Com vai ser esse processo
A gente vai mudar toda a lógica de gestão da pandemia, mantendo os protocolos de máscara e distanciamento, mas já permitindo a retomada de todas as atividades e retirando a restrição de horário. Com isso temos dois grandes saltos. Mesmo com o fim das restrições a partir de 17 de agosto, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária continuarão as mesmas da fase de transição

Significado do dia 17 de agosto para feiras e eventos de negócios
É um dia muito importante para feiras e eventos porque a partir deste dia nós tiramos a restrição de atividades, tanto do tipo quanto do horário das atividades. Então o setor já pode começar a agendar, montar o cronograma dos eventos. Lembrando que o evento modelo realizado em Santos mostrou que é possível manter o distanciamento e respeitar os protocolos.

O que permanece proibido
Eventos com público em pé em que não há controle de aglomeração (casas noturnas, shows de médio e grande porte, competições esportivas com público), por exemplo evento com multidões ou com torcida, onde não há o controle do público continuam proibidos, mas vamos incluir eles nos eventos modelos para encontrar os formatos ideais e a possibilidade de reabertura está condicionada aos resultados dos eventos testes.

O que motivou a retomada de eventos
Os resultados do evento modelo da Expo Retomada mostram que com a combinação entre vacinação e os protocolos nos dá uma segurança muito grande da retomada. Podemos ver que muitos países se precipitaram e tiveram que dar um passo atrás, nós estamos fazendo tudo para somente andar para a frente. Os protocolos feito no evento modelo eu não vi em lugar nenhum do mundo

O setor e as determinações
Isso é muito importante e o setor sempre cumpriu as determinações do governo e isso com certeza ajudou muito na realização do evento teste. O que mais repeti é que é o momento esperança e responsabilidade. Todos querem voltar a ter o encontro, o olho no olho. É importante ter essa empolgação e canalizar ela de forma responsável. E vejo isso no setor como vimos no Expo Retomada em Santos.

Próximos passos
O anúncio dessa retomada já abriu uma força-tarefa que agora vamos elaborar junto com representantes dos setores de eventos as próximas etapas. Esse aprendizado que tivemos com esse período de pandemia com as parcerias público-privado vai nos levar a fazer essa parceria colher muito frutos, pois construímos essa parceria num período mais complicado possível. O grupo de trabalho não parou e vamos trazendo as informações e definições.

O programa Conecta 6.0 do dia 28 de julho com a participação de Patrícia Ellen pode ser visto na íntegra no link https://youtu.be/IfAOPsAR4F8

 


Veja também