Notícia 11:52 - 07 de maio de 2019

O Grupo Pão de Açúcar está em fase de teste de  um modelo de pagamento sem filas, na sede da companhia em São Paulo. Restrita aos colaboradores – por enquanto -, a tecnologia permite o escaneamento do código de barras e efetuação de pagamento por meio do aplicativo “Pão de Açúcar Mais” no celular.

Na primeira compra, o cliente deverá informar os dados do cartão de crédito (digitado ou por foto – o app conta com leitura de documentos digitalizados). Depois, a cobrança passa a ser feita automaticamente. O aplicativo então gera um QR Code, que deve ser apresentado nas catracas instaladas na saída da loja. Os recibos ficam disponíveis na seção “Cupom Fiscal”, como já acontece com as compras dos Clientes Mais.

O diretor de transformação digital e e-commerce do GPA, Antonio Salvador, afirmou estar levando o ponto de venda para dentro do celular de cada consumidor. “Ao mesclar o digital e o físico eliminamos filas e tornamos o processo de compra ainda mais personalizado e ágil”, explicou.

De acordo com informações do portal CanalTech, a novidade ainda não tem data confirmada para chegar ao público. No entanto, a previsão é de que até o final do ano cinco lojas – entre supermercados e conveniências menores – estejam com a tecnologia em ação.

Tendência

Nos Estados Unidos, por exemplo, este modelo de pagamento sem filas (PayN’Go) já está em funcionamento nas 10 lojas da Amazon Go, desde 2018.

O sucesso dessa inovação dita uma nova tendência em lojas e supermercados para o futuro e o Grupo Pão de Açúcar já está trabalhando para ser o pioneiro no Brasil.