Notícia ApasShow 12:28 - 27 de junho de 2019

Entre os destaques das empresas expositoras da APAS Show 2019, a saudabilidade mostrou que segue em alta no setor de alimentos e bebidas. Os mais variados segmentos de negócios têm trabalhado para atender essa demanda cada vez maior dos consumidores.

“Todas as projeções de mercado indicam que as pessoas continuarão a fazer trocas inteligentes e utilizarão cada vez mais produtos saudáveis no dia a dia”, afirmou a gerente de marketing da Linea, Fernanda Perillo Faria.

Nesta edição do evento, a Linea reforçou a imagem de empresa de alimentação saudável, destacando itens desde as barras de cereais, passando pelos adoçantes de stevia e as gelatinas com suco de fruta na composição até os chocolates zero açúcar com fibra de colágeno.

“Acreditamos que, para termos sucesso e aumentarmos sempre nosso número de consumidores, temos que oferecer produtos que sejam saudáveis e, ao mesmo tempo, saborosos”, destacou Fernanda.

David Oliveira, diretor de marketing da Superbom, apontou que os dados de mercado oferecidos por uma série de pesquisas mostram o crescimento contínuo do setor de alimentos saudáveis. Entre os principais números, o Brasil é atualmente o quinto país no mundo em que mais se gasta com alimentação saudável, com 30 milhões de brasileiros se declarando vegetarianos ou veganos.

Com esse cenário que reforça a tendência dos produtos saudáveis, ele afirmou que a estratégia de crescimento da Superbom é baseada em sempre oferecer novos produtos para atrair o consumidor. “Estamos lançando ou reforçando cinco itens de nosso portfólio, com destaque para o novo hambúrguer vegano à base de proteína de ervilha e enriquecido com vitaminas e minerais”, comentou Oliveira.

Para o presidente da Copra Alimentos, Helcio Oliveira, a tendência em se comer de maneira saudável é mundial e o Brasil segue esse movimento. A empresa, que trabalha principalmente com o coco como matéria-prima, foca no mercado da saudabilidade com produtos sem lactose e glúten.

“Nosso potencial está em oferecer ao consumidor toda uma linha de itens saborosos, como o leite condensado e a calda de chocolate veganos feitos a partir do leite de coco, assim como o óleo de coco. Como a demanda por esse tipo produto é cada vez maior, nossa expectativa de crescimento para 2019 é de 15% em relação ao ano passado e com uma presença crescente dentro do varejo nacional”, explicou Oliveira.

A busca pela alimentação saudável também esteve entre os destaques da General Mills na APAS Show 2019. Duas de suas principais marcas apresentam novidades que seguem essa tendência, como a Kitano (a exemplo das sopas, que utilizam mais temperos naturais em suas receitas e com 50% menos sódio) e as pipocas para micro-ondas Yoki (feitas com grãos 100% integrais, e agora chegam ao mercado com 25% menos gorduras e sódio).

“Dentro da constante tradição de inovarmos sempre nosso portfólio, a General Mills vem se dedicando cada vez mais em oferecer novos produtos que atendam e se adequem à saudabilidade. Essa posição tem nos mostrado que é parte fundamental para o crescimento que temos registrado ano a ano”, disse o diretor de marketing da empresa para o Brasil e América Latina, Manuel Garabato.

Empresa do Grupo Pirahy Alimentos, a Prato Fino divulgou sua linha de arroz. “Nosso foco, não só aqui na feira, mas também em toda nossa estratégia de marketing é mostrar ao consumidor e ao varejo que o arroz é um alimento altamente nutritivo e saudável, e que pode ser cada vez mais um produto para gerar receitas maiores ao setor varejista”, disse o gerente comercial e de trade marketing da empresa, Carlos Ely Junior.

“Queremos destacar que as commodities dão bons lucros ao setor e, com isso, atingirmos nossas metas para 2019, que são manter o crescimento dos últimos anos, aumentar cada vez mais nossa participação no mercado dentro das regiões Sul e Sudeste e fortalecer nosso comércio exterior com os EUA”, acrescentou Junior.

A saudabilidade também marca presença nas linhas alimentícias da Unilever. “Essa tendência da alimentação saudável é muito forte e queremos trabalhá-la intensamente dentro do varejo. Por isso, um dos motes da nossa campanha de marketing nesse ano é o ‘Cada U faz bem’, em que a empresa destaca suas diversas marcas de alimentos saudáveis para consumidores conscientes com o meio ambiente e a saúde”, disse a diretora de canais da empresa, Juliana Corsoni.

Entre as linhas que atendem as demandas de saudabilidade, a Unilever destaca a marca de produtos orgânicos Mãe Terra, referência no setor e que foi adquirida pela empresa, além de lançamentos com ênfase na saúde alimentar das marcas Maisena, Hellmann’s e Knorr.

A Native incrementou sua linha de produtos e trouxe dois lançamentos, sua nova linha de chás orgânicos sabor mate, prontos para beber, em embalagens Tetra Pak de 1 l; e a linha de massas, em quatro versões: Talharim Tradicional Orgânico, Talharim com Ovos Orgânico, Talharim Integral Orgânico e Talharim com Biomassa de Banana Verde Orgânico.

A Da Magrinha, marca de alimentos 100% integral, igualmente tem identificado boa repercussão no setor de saudabilidade nos últimos seis anos. “Nossa empresa tem tido um recebimento muito positivo, praticamente dobrando o negócio a cada ano”, afirmou o diretor da companhia, Fernando Ramos.

De olho nas oportunidades desse mercado no país, a empresa está trazendo um selo pouco explorado no Brasil, o livre de transgênicos. Os lançamentos incluem 15 produtos, desde pipocas até barrinhas e nuts sem óleo e xarope de glicose, e cookies enriquecidos com proteína (whey e colágeno).

A Pratigel, empresa de comidas e vegetais congelados, alinhada à tendência de alimentação saudável e à vida corrida dos consumidores, trabalha com produtos livres de conservantes e com validade média entre 12 a 18 meses. A companhia lançou o feijão carioca e a batata doce em rodela.

“O congelado é uma aposta por ser uma tendência. As pessoas moram sozinhas, com a correria do dia a dia e com a tendência da saudabilidade, elas querem consumir alimentos mais saudáveis no dia a dia”, explicou a diretora das áreas de recursos humanos e comercial da empresa, Paola Fugita.

Para celebrar seu 50º aniversário, a marca Nutry, que atua no segmento de barras de cerais, reforça o seu posicionamento “Snack on the go”. De acordo com a gerente de marketing da empresa, Karina Decanio o conceito “Nutra o que te move” foi criado para trazer a alusão de produtos saudáveis e nutritivos como opções que devem ser consumidos ao longo do dia. Neste ano, a empresa traz as barras de cereais zero açúcar, a linha de proteínas com indicação para consumo pós-treino, além de novas embalagens para as marcas Nutribom e Nutrilon de mingaus.

“Como líder de categorias, um ponto importante é fazer com que o consumidor entenda para que serve cada um dos produtos, destacando os benefícios funcionais e os ingredientes, pois a categoria como um todo não é muito clara, sendo que o consumidor muitas vezes insere como sendo tudo ‘barra’”, ressaltou Karina.

Frente ao aumento da busca de produtos saudáveis, a Total Trade, que é especialista em importação e exportação, lançou a Amana, um snack à base de quinoa, sem glúten e lactose, vegano e sem soja, encontrado em diferentes sabores.

“Houve um crescimento das categorias de alimentos orgânicos e veganos porque as pessoas estão buscando cada vez mais alternativas saudáveis de alimentação”, afirmou o porta-voz da Total Trade, Juarez Figueiredo, ao mostrar como a novidade vem atender às demandas de mercado.

A demanda por produtos saudáveis também ocorre nos itens vindos de outros países, como identifica a importadora de produtos alemães Stuttgart Artigos Finos. O diretor de vendas e marketing da empresa, Frank Norman Hirt, explicou com o exemplo dos chás naturais da marca Teekanne. “Vendemos o produto há mais de 10 anos, mas do último ano para cá, houve um grande aumento de vendas”, disse.

Diante do resultado, Hirt também afirmou que a companhia está antenada à tendência de produtos naturais no Brasil, apresentando um catálogo de produtos específicos dessa linha. Entre eles, estão os lançamentos no Brasil da linha de patês veganos e dos novos sabores da linha de chá preparada com água gelada.

Já quando o assunto são os snaks saudáveis, a Latinex, com as marcas Fit Food e Frotera, apresentou as novas versões destes produtos, a fim de explorar uma oportunidade que fora do Brasil cresce muito e aqui ainda é muito incipiente, que é o consumo “on the go”.

“Como as pessoas trabalham muito, ficam muito tempo no trânsito e os espaços entre as refeições às vezes é longo, a nossa proposta é oferecer snacks sem culpa para as pessoas consumirem ao longo do dia”, disse o diretor da Latinex Internacional, Eduardo Moraes.

Com a meta de entrar com força na linha orgânica, a Kodilar acrescenta os seis primeiros produtos desse segmento ao seu extenso portfólio de 800 itens, divididos em diversas linhas. São sementes de linhaça e chia, mel, açúcar mascavo e arroz integral.

“O desafio é ganhar mais mercado no Sul do país, já que estamos bem consolidados no Rio de Janeiro, líder em algumas regiões do interior de São Paulo e adiantados com as grandes redes da capital paulista”, afirmou a nutricionista comercial da empresa, Sarah Soares, que estima que a empresa deva crescer 30% neste ano em relação a 2018.

A empresa mineira Tial levou aos visitantes do evento as linhas 100% Suco e as recém-lançadas Baixa Caloria e Funcional, sem adição de açúcar e enriquecida com minerais, fibras e colágeno.

A companhia, que conta com um mix de 62 produtos, divididos entre néctares, sucos e bebidas especiais à base de frutas, também exporta seus itens para os Estados Unidos, Guiana Francesa, Japão e Portugal. “Temos uma capacidade de produção anual de quase 100 milhões de litros de sucos, e acreditamos que a APAS é uma excelente vitrine para incrementarmos ainda mais nossas vendas”, destacou o presidente da empresa, Luiz Carlos Mendes Costa.