Notícia 14:57 - 21 de maio de 2019

A rede espanhola de supermercados Dia agora tem mais da metade (69,76%) de suas ações controladas pelo fundo Letterone, do investidor russo Mijail Fridman – conforme resultado da oferta pública de ações (OPA), informado à Comissão de Valores Mobiliários da Espanha na última semana.

O fundo, que já possuía 29%, firmou um acordo com os detentores de 57,41% das ações da Distribuidora Internacional de Alimentación S.A. que somou 40,76% do capital da companhia para o investidor.

Ainda segundo o documento, Letterone garantiu um aumento de capital de 500 milhões para consolidar uma estrutura viável para a rede em longo prazo. No entanto, tal aumento só pode ser realizado após um consenso entre todos os credores da companhia.

De acordo com o jornal espanhol El País, Fridman terá um grande desafio pela frente para pagar as dívidas e organizar as finanças do grupo. O banco Santander é o principal entre os credores, e ainda não deu aval para que o aumento de capital ocorra. Um dos termos do acordo ainda prevê o adiantamento dos vencimentos para 2023.