Artigo 14:01 - 13 de maio de 2020

Alguns especialistas em sustentabilidade indicam que as mudanças de comportamento radicais ocorrem sempre que o ser humano é forçado a seguir um curso diferente daquele que está em andamento. Desastres naturais e pandemias têm esse poder.

É inegável que estamos diante de uma situação inédita para a humanidade. Consumidores e empresas se viram obrigados a seguir em um processo de adaptação para uma situação muito diferente da qual estávamos acostumados.

O novo cenário implica em uma postura de empresa voltada para a sociedade, para a sustentabilidade econômica, para uma visão de longo prazo.

A HSR Specialist Researchers idealizou um índice que vai além das métricas tradicionais de pesquisa de imagem de marca. Este índice agrega atributos de imagem alinhados com as tendências de relevância de marca, visibilidade e power of voice (o potencial de alcance das marcas nas redes sociais).

Na avaliação realizada de março a abril de 2020, os consumidores nos mostraram quais empresas tinham se destacado em ações relacionadas ao período da pandemia. Magazine Luiza é a empresa que alcança a maior pontuação com alta visibilidade e ações que protegem seus consumidores, funcionários e sociedade.

No segmento de varejo alimentar, no qual as lojas permaneceram abertas, as principais marcas se destacaram em oferecer soluções aos seus consumidores em momentos de crise e em investir em ações que demonstram preocupação em oferecer segurança aos consumidores. São dois pontos extremamente importantes na geração de imagem de uma marca comprometida com ações transformadoras.

No entanto, de acordo com os resultados apurados até a primeira semana de maio, existe um desafio para o varejo alimentar no sentido de demonstrar mais o investimento feito em ações que preservam a segurança de seus funcionários. Uma empresa transformadora é aquela que, além de estar atenta às demandas de seus consumidores, olha para o seu funcionário como um elemento fundamental para fazer a diferença no futuro da sociedade.

 

* Valéria Rodrigues é diretora da Shopper Experience, empresa brasileira líder no

segmento de mystery shopping e experiência de compra

 

 


Veja também