Notícia 18:12 - 07 de agosto de 2019

Diante da crescente preocupação dos consumidores quanto à redução do consumo de carne e soluções que não prejudiquem o meio ambiente e garantam o bem-estar dos animais, várias empresas – e algumas startups, como a Fazenda Futuro – têm apostado nos hambúrgueres vegetais, que simulam o sabor, textura e aroma dos tradicionais. E, entre elas, a Marfrig, uma das líderes em carne bovina do Brasil, vem integrar a tendência agora.

A empresa anunciou ontem (06/08) um acordo com a Archer Daniels Midland Company (ADM), uma das maiores processadoras agrícolas e fornecedoras de ingredientes alimentícios do mundo, para produção e comercialização de produtos à base de proteína vegetal no Brasil. A partir da parceria, a ADM fornecerá a matéria-prima para que a Marfrig possa produzir, distribuir e vender os produtos para food service e varejo.

Segundo o CEO da Marfrig Global Foods, Eduardo Miron, as duas empresas juntas serão capazes de desenvolver um hambúrguer 100% vegetal com sabor e textura similares aos da carne. “Queremos dar ao consumidor o poder da escolha. É ele quem decide”, declara. “O hambúrguer vegetal vem para complementar o portfólio de produtos da Marfrig e atender todos os canais de mercado nos quais atuamos”, conclui Miron.

Já para o presidente da ADM Nutrition na América Latina, Roberto Cicliano, a colaboração é ideal para apoiar e incentivar o desenvolvimento sustentável da indústria de alimentos. “Oferecemos uma estrutura avançada de P&D [pesquisa e desenvolvimento] de novos ingredientes naturais e soluções tecnológicas, inclusive com a vantagem de produção local, para antecipar tendências da indústria e atender, de forma customizada, as necessidades de nossos clientes”, afirma.

A produção do hambúrguer no Brasil será iniciada na unidade de Várzea Grande da empresa brasileira, no Mato Grosso. O lançamento destes será realizado para o mercado ainda este ano e, posteriormente, destinado também à exportação. Inicialmente, o produto será fornecido através de food service e, em seguida, começará a ser distribuído para o canal varejo. A Marfrig lançará uma marca específica para produtos de origem vegetal.


Veja também