Notícia 18:11 - 09 de setembro de 2019

Apesar do crescimento acelerado do comércio eletrônico no Brasil, muitos consumidores ainda não se sentem confortáveis para aderir ao movimento dos supermercados online. Segundo estudo inédito da Kantar, o eCommerce ON, metade dos internautas brasileiros nunca usou este serviço. E, dentre os que já compraram no e-commerce do setor, 7% afirmam que não o fariam novamente.

A principal barreira para o negócio é, notadamente, a entrega – seja pela demora ou pelo custo do frete. Porém, o que chamou a atenção da diretora e líder de commerce da Kantar Brasil, Luciana Piedemonte, foi a dificuldade encontrada para selecionar o produto online. “Para trabalhar esse aspecto, é importante trazer uma experiência que reforce a percepção de que o shopper está escolhendo os produtos, seja mostrando detalhes e validade de produto com fotos de qualidade ou exibindo embalagens e organização de entrega”.

Espaço para crescimento

Mesmo diante desses empecilhos, 30% dos shoppers que nunca fizeram compras em supermercado online estão abertos à oportunidade no futuro. O setor também pode se beneficiar da grande penetração na classe A e entre os homens: mais de 64% dos e-shoppers da classe A já fizeram compras de supermercado online e estão inclinados a continuar fazendo; para homens, esse número é de 47% contra 39% das mulheres, o que ainda confirma a quebra do antigo estereótipo de que o gênero feminino é responsável pelas compras do lar.

Com diferentes players em jogo, o cenário do e-commerce é extremamente complexo, indo desde as plataformas de grandes varejistas no offline, como Carrefour e Extra, até as completamente digitais, como Homerefill e as terceirizadas, como o Rappi. “As marcas precisam agir de forma diferente em cada caso, pois os compradores têm diferentes necessidades e motivações. O que significa entender o perfil de cada um deles e entregar soluções específicas” destaca Luciana. “Temos que colocar o shopper e suas necessidades no centro da estratégia de e-commerce”, conclui.

Segundo a executiva, para obter sucesso nas operações online, as marcas precisam seguir os seguintes passos:

1. Dar atenção ao tamanho da oportunidade e não apenas ao tamanho do canal de vendas;

2. Eliminar barreiras reais e mentais para fomentar o e-commerce;

3. Entender as motivações e necessidades do shopper do canal para ser mais efetivo na execução.

Créditos/foto: Internet

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