Notícia 16:02 - 06 de junho de 2019

A Nestlé preparou uma série de ações ao redor do mundo com a proposta de conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente no dia do oceano, que será celebrado no próximo sábado (08/06). No Brasil, destaca-se a caminhada ecológica (plogging) simultânea em 21 cidades que possuem fábricas da empresa e em São Paulo, sede administrativa.

Para a gerente de criação de valor compartilhado da Nestlé Brasil, Barbara Sapunar, a ação tem um papel importante na sociedade. “Será uma mobilização global da Nestlé, incluindo o Brasil, como um ato simbólico de compromisso da companhia com a questão do plástico e a preservação do meio ambiente, no sentido de revermos nossas atitudes no dia a dia dentro da cidade”, comenta.

A ação faz parte da campanha #JuntosPeloOceano, que envolve todas as subsidiárias da empresa, com missão de conscientizar as pessoas sobre a importância da questão do lixo nas cidades e seu impacto em mares mediante descarte incorreto. Ressalta-se também que, no ano passado, a companhia assumiu o compromisso global de tornar 100% de suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025.

Em São Paulo

A caminhada ecológica acontece com apoio da Secretaria do Meio Ambiente na região de Pinheiros, local que traduz a intenção da Nestlé de mostrar às pessoas que o lixo jogado nas ruas pode ir para os rios submersos e contaminar os oceanos.

Isso porque o Rio Verde (ou Córrego Verde) foi ‘tampado’ por obras públicas e, atualmente, corre no subterrâneo, com apenas alguns trechos na superfície. Como legado, esses locais serão revitalizados com intervenção artística de grafites e pinturas com temática de oceano, feita pela galeria Choque Cultural.

A corrida

No sábado, a partir das 8h acontecerá a largada dos grupos de caminhada, com rotas diferentes baseadas no interesse dos participantes, num percurso de 1,5 km a 3,5 km. O kit da atividade inclui um colete de identificação, saco de lixo biodegradável e par de luvas; o material recolhido será administrado pela Green Hub, empresa especializada na gestão de resíduos sólidos.

Ao final da caminhada, os participantes poderão conferir a banda Kick Bucket, que utiliza instrumentos musicais convencionais e baldes para produzir um som diferente. Além disso, um espaço exclusivo da Tetra Pak, parceira da Nestlé, realizará oficinas de reciclagem e uso correto do plástico, que incluem realidade virtual e uma bicicleta que gera energia.