Notícia 12:12 - 14 de agosto de 2019

O Pão de Açúcar Adega, plataforma online especializada na comercialização de vinhos, lança neste mês uma iniciativa para incentivar a reciclagem de rolhas de cortiça natural. Em parceria com a Corticeira Paulista, que fabrica rolhas, o projeto também busca conscientizar sobre a importância da preservação do sobreiro, árvore que dá origem ao vedante.

Ao entrar em contato com o ar, no momento de abertura da garrafa, a rolha de cortiça natural libera fungos e bactérias que podem comprometer o conteúdo de outras garrafas, se reutilizada. No entanto, o item pode ser reaproveitado para fabricação de acessórios, itens de escritórios e objetos de decoração sem qualquer risco.

Com isso em vista, o Pão de Açúcar adiciona a reciclagem de rolhas a outros programas da companhia para descarte correto de resíduos. “Com essa parceria, reforçamos nosso compromisso com o tema e abrimos debate sobre a reciclagem de cortiça natural no país. Esperamos que os nossos clientes participem ativamente de mais essa iniciativa de consumo sustentável”, afirma o diretor dos formatos de proximidade do GPA, Frederic Garcia.


Para recolher as rolhas dos clientes, dois coletores de papelão foram instalados na loja física do portal, localizada em São Paulo. O primeiro está posicionado na área de vendas da unidade, enquanto o segundo está fixado na área de eventos do espaço. Cada caixa tem capacidade para armazenar até 2 mil rolhas.

Depois de coletados, os materiais são recolhidos pela Corticeira, que será responsável por tratar as peças, tritura-las e transformá-las em elemento básico para que possam ser convertidas em produtos como calçados, itens de decoração, materiais de isolamento e componentes do setor automotivo.

Para o diretor comercial da Corticeira Paulista, Noberto Vargas Coelho, a colaboração contribui com um passo importante para a sensibilização da parte ecológica, para a melhoria do meio ambiente e para o reaproveitamento de uma matéria-prima que é 100% natural.

 

 

 


Veja também