Notícia 17:51 - 03 de julho de 2019

A PepsiCo anunciou a substituição de embalagens de plástico da água Aquafina por latas de alumínio a partir de 2020. Segundo a empresa, essa mudança resultará na eliminação de oito mil toneladas de plástico e redução de 11 mil toneladas na emissão de gases do efeito estufa.

Segundo informações da Istoé Dinheiro, a novidade deve chegar primeiramente em redes de fast-food, lanchonetes e restaurantes antes de assumir as gôndolas dos supermercados. O presidente-executivo da PepsiCo, Ramon Laguarta, defende que a redução de plástico é uma de suas principais prioridades. “Estamos fazendo a nossa parte para resolver o problema, reduzindo, reciclando e reinventando nossas embalagens”, afirma.

Para os ativistas ambientais, a troca de materiais do plástico para alumínio é benéfica ao meio ambiente por este apresentar facilidade em ser reciclado. Isso porque, mais de 91% de todos os matérias plásticos gerados não passam pelo processo de reciclagem – segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

A companhia ainda tem planos de estender a operação, vendendo a água gasosa Bubly em latas e a Lifewtr - água purificada que contém eletrólitos -em garrafas produzidas a partir de plástico reciclado. Além disso, a empresa se comprometeu em usar somente embalagens recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis até 2025.

Créditos/ foto: Exame