Notícia 14:45 - 13 de outubro de 2021

Com o objetivo de potencializar e fortalecer a parceria e gerar novas oportunidades, o Encontro de Negócios – evento online organizado pelo ProChile entre os dias 19 e 22 de outubro – é o principal acontecimento bilateral de 2021.

A agenda de negócios Chile-Brasil conquista cada vez mais espaço na pauta das relações comerciais entre os dois países. Sua relevância pode ser medida pela expressiva adesão de participantes. Até o momento, mais de 100 exportadores chilenos; mais de 80 importadores e supermercadistas brasileiros já se inscreveram, ou seja, tudo é mais no Encontro de Negócios Chile Brasil – 2021,  iniciativa impulsionada por uma intensa programação de webinars, seminários, rodas de negócios e lançamentos.

O evento representa uma grande plataforma de geração de negócios para que os supermercadistas troquem experiências bem como se atualizem e comprovem a excelência chilena em alimentos e bebidas como frutas (frescas, secas e desidratadas), azeites, carnes, hortaliças, snacks, processados, gourmets, produtos do mar e vinhos.

Em alimentos, um dos destaques é o salmão, tradicional líder nas exportações do Chile para o mercado brasileiro, pois 99% da espécie consumida por aqui foi cultivada em águas chilenas. Entre janeiro e agosto de 2021, a receita com as negociações de salmão foi da ordem de US$ 437 milhões, crescimento de 60%, em relação aos primeiros oito meses do ano passado.

Maria Julia Riquelme, diretora comercial de ProChile também destaca a importância da produção de vinhos chilenos para o mercado brasileiro. “O país é, atualmente, o terceiro principal destino das exportações da bebida ao mundo. Só nos primeiros sete meses deste ano, exportou o equivalente a US$ 102 milhões, alta de 20,8%, comparado com o mesmo período de 2020. Não é por acaso que o vinho se transformou no verdadeiro embaixador do Chile no mundo.”, analisa.

O Brasil é o primeiro parceiro comercial do Chile na América Latina e o quarto destino de exportações do Chile em nível comercial. Há mais de duas décadas, a relação econômico-comercial com o Brasil é regida pelo Acordo de Complementação Econômica. Em 2018 foi assinado o Acordo de Livre Comércio Chile-Brasil, o primeiro do gênero negociado pelo Brasil, que confere maior segurança jurídica aos exportadores e importadores dos dois países, resguardando os poderes regulatórios de cada Estado. Também possibilita maior transparência e segurança aos fluxos bilaterais, tanto em bens quanto em investimentos e serviços.

“O Encontro de Negócios permite não só fortalecer nossas relações comerciais,  mas é  uma oportunidade que os supermercadistas têm de conhecer a nossa diversidade, alto padrão alimentar e gastronômico com um parceiro comercial estratégico, sólido, confiável e vizinho”, finaliza María Julia.

Para participar do Encontro de Negócios Chile-Brasil 2021 basta fazer a inscrição no link: https://acceso.prochile.cl/difusion/difusion2021/septiembre/eencuentro_chile_brasil/mailing.html

 


Veja também