Notícia 17:12 - 13 de junho de 2019

A rede de supermercados Bretas, com lojas em Minas Gerais e Goiás, lançou a edição deste ano da campanha “Atitude Sustentável” que visa reduzir o uso de sacolas plásticas nos supermercados. Como incentivo, os colaboradores que registrarem as maiores reduções de consumo do material serão premiados com vale-compras.

Atualmente, ao passarem suas compras no checkout, todos os clientes são questionados se preferem levar os produtos em sacolas retornáveis. Caso não aceitem, os colaboradores oferecem então caixas de papelão, que são gratuitas e estão sempre limpas e montadas em frente do caixa, incentivando o transporte sustentável das mercadorias até as residências. Esta atitude contribui com a preservação do meio ambiente, afinal, as sacolas plásticas são responsáveis por 10% de todo o lixo produzido mensalmente no Brasil e levam até um século para se decompor.

Nos últimos três anos, milhares de sacolinhas deixaram de ser utilizadas e mais de 200 mil sacolas retornáveis foram comercializadas. O mesmo processo ocorre em outras redes da Cencosud, conforme previamente noticiado pela SuperVarejo nesta nota.

Usando a criatividade para chamar a atenção dos clientes, os funcionários do supermercado montaram cenários com cartazes e decorações diferenciadas. O diretor de Operações do Bretas, Pablo Rios, atribuiu isso ao sucesso da campanha. “Os colaboradores entram no clima e espalharam dicas de sustentabilidade, por exemplo, e deixaram a loja mais alegre e decorada. É muito gratificante ver que, por meio de pequenas ações, conseguimos mudar o comportamento de milhares de pessoas”, revela o executivo.