Notícia 15:31 - 23 de julho de 2021

O nome deste supermercado é Super Xtra e está localizado no Panamá. Com mais de 20 filiais no país, a rede de supermercados se posicionou como um dos três mais importantes players do país centro-americano de 4 milhões de habitantes.

Este é um dos mais de 30 clientes que a Instaleap atende em 10 países, que ainda conta com vários líderes nacionais, incluindo supermercados brasileiros, como: Walmart, Grupo Éxito, Cia Zaffari, Super Nosso, Cidade Canção, Super ABC, entre outros.

Bem, antes da pandemia, como a maioria dos varejistas, o Super Xtra não tinha um canal digital estruturado para receber pedidos em escala. Durante mais de um ano, eles avaliaram como seriam os processos da venda online, mas realmente, nunca foi uma grande preocupação. Com o surto da COVID-19, naturalmente esse canal se tornou a prioridade número um, trazendo um grande desafio para essa equipe tradicional acostumada a operar apenas em supermercados físicos.

No início, os pedidos eram feitos através de um sistema totalmente manual e informal, via WhatsApp ou telefone, o que impedia o crescimento ágil e sustentável, aspectos necessários para capitalizar a oportunidade apresentada pela pandemia. Considerando as rígidas restrições de mobilidade e distanciamento social, foi necessária uma aceleração considerável do plano de expansão da empresa para além dos canais presenciais.

A necessidade era clara: ir ao mercado o mais rápido possível com uma solução fácil de implementar, escalável e que permitisse se diferenciar dos seus dois maiores concorrentes, com um padrão de serviço ao cliente memorável e seguro. 

A solução? Implementaram a tecnologia de última milha da Instaleap, que permite a orquestração dos processos de entrega, e uma equipe de consultores especializados em supermercados.

Resultado? As vendas saíram de US$0 para mais de US$1 milhão em menos de 5 meses e passaram de 10 para 24 lojas em funcionamento neste mesmo período; em termos de números de pedidos, foram processados mais de 32.000 desde o início da operação, com um crescimento no último mês de 86% e 210% em comparação com o primeiro mês.

Sobre a Instaleap - Empresa de tecnologia americana recém-chegada no Brasil apoia operações de entrega de supermercados com uma plataforma SaaS de logística de última milha. Seus módulos apoiam desde a experiência de compra do cliente, passando pela operação de loja, até a entrega, recolhendo dados de cada etapa para garantir o controle e melhoria contínua dos processos. 

Desde seu início é impulsionada pela Movile (investidora do iFood) e possui parceria com Cubo Itáu e Endeavor. Com atuação global, a organização conta com clientes (grandes varejistas da América Latina e Europa) como: Walmart, Zaffari, Super Nosso, Super ABC, Jerónimo Martins, HEB,  Falabella, e outros em 10 países.

 


Veja também