Notícia 17:39 - 13 de janeiro de 2020

As vendas do varejo paulistano cresceram 4,6% em dezembro quando comparados com o mesmo período de 2018, de acordo com dados do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

O desempenho do último mês do ano foi alavancado pelas vendas à vista e de menor valor, como roupas, cosméticos, calçados e brinquedos, que registraram crescimento de 9,1%. Nas vendas a prazo, que representam o ramo de bens duráveis, como eletrodomésticos, a variação foi de apenas 0,1% no período.

Fatores circunstanciais, como a liberação do FGTS, a criação de mais vagas informais e a liberação do 13º salário, sustentaram o crescimento das vendas à vista, de acordo com o economista da ACSP, Emílio Alfieri. Já a estabilidade (0,1%) nas vendas de eletroeletrônicos, se deve, na opinião do economista, à consolidação da Black Friday, que absorveu grande parte dessas vendas que, anteriormente, aconteciam mais próximas ao Natal.

“São dados preliminares, que não levam em consideração o desempenho dos shoppings e comércio eletrônico, por exemplo, mas que refletem um comportamento sazonal de consumo. O que fica claro é a disparidade entre os itens de maior e menor valor, muito impactados pela Black Friday”, afirma.

No balanço anual, as vendas cresceram em média 2,7%. Na comparação com o mês anterior, a alta média foi ainda maior, de 27,1% - sendo um crescimento de 57,1%, nas vendas à vista e uma queda de 3% no movimento a prazo.

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