Notícia 16:58 - 06 de novembro de 2019

Nos últimos seis meses, o número de pessoas que se declaram vegetarianas praticamente dobrou no Brasil, com cerca de 14% da população brasileira deixando de comer carne. Além disso, o interesse por produtos veganos também aumentou. Hoje são cerca de 7 milhões de brasileiros que se declaram adeptos da dieta.

Tal crescimento também reflete nos supermercados, como é o caso do Mundial – tradicional rede carioca -  que registrou aumento do mercado de saudáveis que passa dos 100%, como informa o responsável pela compra dos produtos deste segmento na companhia, Marcelo Leite.

"Conseguimos identificar um aumento significativo do setor, tanto pela sensibilidade, quanto pelo reabastecimento do estoque, isso está nos surpreendendo positivamente. Alguns itens demonstram um crescimento que passa dos 100%, algo bem expressivo diante da realidade econômica que nosso país atravessa”, explica.

“Acredito que isso deva-se ao foco que a área está recebendo e também ao reposicionamento físico e de preço que a categoria sofreu, lógico, não se esquecendo da grande influência que as mídias sociais tem nessa área junto a sociedade", considera Leite.

A rede destaca que começaram a dar mais atenção para a área há pouco tempo, e fizeram algumas mudanças a fim de melhorar a exposição dos produtos da seção, consequentemente ampliar a procura e a venda.

Além disso, eles começaram a olhar com mais atenção para o setor, iniciando os trabalhos no momento que decidiram centralizar as compras em apenas uma pessoa. “Desde então demos início a um projeto onde estão sendo criados espaços exclusivos nas áreas de vendas, criação de uma parte especial em nosso tabloide direcionado para esse público, expansão do mix oferecido ao público, e principalmente ações de preços bem agressivas para viabilizar o acesso desses itens ao nosso cliente", revela o responsável.

Quando questionado sobre quais itens não podem ficar de fora do mix de produtos, Leite afirma que os orgânicos e os de origem vegetal são fundamentais. Ele ainda cita os itens recém-incorporados ao estoque da rede, que são as bebidas de origem vegetal e as de alto teor de proteína isolada.

De acordo com o consultor de varejo Marco Quintarelli, não há como negar que esta já não é mais uma tendência do mundo e sim uma realidade que precisa ser trabalhada de maneira séria pelas redes de supermercados.

"É muito importante que o supermercadista não deixe de ter a atenção a este segmento. Seja do veganismo ou aos vegetarianos de uma maneira geral. Por ser um segmento bem amplo e especifico no aspecto de detalhes comportamentais a ajuda de um profissional nutricionista é de suma importância para que haja um posicionamento correto e atuação clara e assertiva."

A escolha dos itens desta categoria é muito mais complexa do que se imagina, garante o consultor. "O importante é considerar todas as opções de ofertas de mercado para este consumidor. Quando se fala de veganismo, por exemplo, é muito mais vasta do que se pensa. Para este público um cosmético, produto de higiene pessoal, roupas e acessórios sintéticos que não seja testado em animais ou um alimento que não tenha nenhum processo de utilização animal (transporte de carga, etc) são de suma importância ter neste sortimento para se garantir um mix adequado aquele consumidor."

Quintarelli ainda dá uma dica para as redes de supermercados: "Caso o supermercadista não consiga ter uma amplitude de sortimento devido ao espaço físico pelo menos o segmento de alimentos deve ser oferecido", finaliza.


Veja também