Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
APAS SHOW
APAS SHOW 26 de novembro de 2021

Busca por frutos do mar cresce no setor varejista

De acordo com dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, o varejo registrou um aumento de 30% nas vendas de pescados

As oportunidades na categoria são crescentes, o consumo per capita anual de peixes e frutos do mar no país ainda é baixo (cerca de 9 kg/pessoa/ano) em relação ao que recomenda a OMS (12 kg/pessoa/ano). Portanto, há muito espaço para ganhar novos consumidores e aumentar o ticket de quem já compra. Mas, para isso, algumas ações são essenciais, entre elas informar o público sobre o produto, ajustar o mix e contar com fornecedores qualificados.  

?Precisamos desmistificar possíveis barreiras, como a dificuldade de preparo e o consumo do pescado congelado; a divulgação de receitas e dicas também é sempre bem-vinda, já que temos inúmeras espécies de pescados?, afirma Thiago De Luca, vice-presidente executivo da ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados).

A indústria e o varejo podem trabalhar em parceria para melhorar a divulgação da categoria, ?ressaltando a importância do consumo para a saúde, os padrões de segurança da cadeia produtiva e a facilidade do preparo?, destaca o consultor Roberto Vautier, da AGR Consultores. Ainda segundo Vautier, as marcas têm se atentado para as novas exigências do mercado consumidor, criando produtos com apelo à saúde, ressaltando a concentração de ômega 3, sem aditivos ou conservantes, e apelos dirigidos a quem visa a redução do peso corporal, ressaltando as baixas calorias da categoria; e, por fim, o apelo à ética da cadeia produtiva, com foco na captura sem danos ambientais, fortalecendo o compromisso da indústria com o desenvolvimento e crescimento sustentável.

A inovação e a busca de novas tecnologias também ampliam as oportunidades aos varejistas, quando permitem aumentar a validade dos produtos, diminuindo a quebra no ponto de vendas, ou garantir que a qualidade dos pescados congelados se mantenha inalterada, por exemplo. Produtos já porcionados, embalagens com zíper, atmosfera protetora para pescados frescos, embalagens a vácuo e produtos com menor desembolso, em embalagens menores, são outros diferenciais que podem saltar aos olhos do consumidor.

Para o consultor de varejo Marco Quintarelli, além de um sortimento amplo nas lojas, com produtos porcionados e de qualidade comprovada, o varejo deve oferecer produtos previamente preparados para a cocção (descamados, limpos e eviscerados), e investir em ações promocionais com orientações de preparo e até degustação no PDV. ?São atividades de suma importância para que o consumidor passe a ter mais interesse pelos pescados?, aponta o consultor.

Roberto Imai, presidente do Sindicato da Indústria da Pesca no Estado de São Paulo (SIPESP) e Diretor da Divisão da Cadeia Produtiva da Pesca e Aquicultura ? FIESP/Deagro destaca que, nos últimos 18 anos, na primeira quinzena de setembro, o setor produtivo realiza, junto com os principais operadores do comércio de pescados, a Semana do Pescado. É uma campanha que busca dar visibilidade à venda de pescado em todo o território nacional, aproveitando-se das sinergias que podem surgir entre as diversas campanhas na mesma época do ano. Juntam-se a isto várias ações, como festivais gastronômicos, influencers digitais falando de pescados, sorteios etc.

5 dicas para vender mais

Aproveitando a expertise de todos os especialistas, reunimos cinco dicas para aumentar a relevância da categoria nos seus resultados. Confira!

  • Tenha um sortimento alinhado à segmentação do público-alvo, mas garanta que o ponto de venda tenha produtos de todas as categorias ? camarão, salmão, peixe branco, bacalhau ?, além de produtos regionais.
  • Garanta a qualidade dos produtos fornecidos, trabalhando com fornecedores certificados, atentando-se ao armazenamento, ao conhecimento técnico dos colaboradores para manipulação e exposição dos pescados, além de uma boa aparência do espaço, que deve estar devidamente higienizado e limpo.
  • Pense a exposição de forma estratégica: produtos que podem compor uma receita devem estar próximos, a exemplo da paella ou ainda do ensopado, risoto de frutos do mar, caldeirada, entre outros.
  • Ofereça praticidade: tenha alguns cortes expostos em geladeiras que facilitem o acesso, sem necessidade de ter que pedir para o responsável da seção. Além disso, disponibilize embalagens de tamanhos e porções diferentes para atender um maior número de consumidores.
  • Divulgue os benefícios do produto: para isso, o presidente da Associação Brasileira de Fomento ao Pescado (ABRAPES), Júlio César Antônio, indica promover a degustação do pescado e suas variações quanto à forma de cozinhar; expor o pescado em embalagens atrativas e com informações sobre o preparo e os benefícios do consumo para a saúde e bem-estar e ampliação da sua área de cobertura de divulgação, através da inclusão nas redes sociais e utilização de influenciadores digitais.

Créditos da imagem: iStock

Deixe seu comentário