Por Redação
25 de novembro de 2024Black Friday traz mudanças no comportamento de compra e categorias em alta nos supermercados
Pesquisa diz que consumidores aproveitam para abastecer a dispensa e GPA usa estratégia para atender demanda e alta rotatividade de categorias
Uma pesquisa recente da Ecglobal, “As Marcas que Conquistaram o Brasil”, revelou que 20% dos consumidores pretendem usar a Black Friday para abastecer a cesta básica ou realizar a compra mensal, priorizando promoções reais e preços baixos. Esse evento, já consolidado no varejo brasileiro, vem impulsionando também o setor supermercadista, onde produtos como vinhos, cervejas, cafés, fraldas e itens de perfumaria têm ganhado destaque.
De acordo com Joaquim Sousa, diretor executivo comercial do GPA, a Black Friday nos supermercados tem atraído cada vez mais consumidores, que aproveitam as ofertas diluídas ao longo do mês de novembro para planejar melhor as compras, especialmente com a chegada do 13º salário. “No GPA, o comportamento de compra durante essa temporada mostra que os consumidores estão mais dispostos a antecipar compras sazonais e se abastecer em categorias de alta rotatividade. Itens como chocolates, whiskies, drinques prontos e papel higiênico ganham ainda mais visibilidade”, explica Sousa.
Segundo o executivo, essas são categorias estratégicas para a rede, que aproveita o potencial de vendas com descontos que chegam a até 70%. “O aumento da demanda também exige um planejamento logístico robusto, iniciado com meses de antecedência, para garantir o abastecimento das lojas físicas e plataformas digitais”, afirma o diretor executivo comercial do GPA.
Planejamento estratégico e conveniência
Para Adriana Rocha, CEO da Ecglobal, o planejamento e a antecipação são tendências claras entre os consumidores, que buscam comparar preços e organizar suas compras com antecedência. "Observamos que os consumidores valorizam a conveniência e a personalização das ofertas, sendo atraídos pela facilidade de alternar entre plataformas online e físicas. Além disso, a personalização das ofertas baseada em dados de compras anteriores ajuda a cativar o cliente e aumentar a satisfação geral", diz Adriana.
A integração de canais físicos e digitais é outro fator relevante para os supermercados nesta Black Friday e Sousa ressalta a experiência omnichannel como fator essencial para capturar o máximo de público, oferecendo promoções tanto nas lojas físicas quanto online. “Esse esforço permite que o consumidor tenha mais flexibilidade e acesso às ofertas, evitando a sobrecarga de um único dia de promoções”, avalia o diretor do GPA.
Confiança e qualidade como aliados das marcas
Para Joaquim Sousa, o planejamento estratégico é o mais importante para aproveitar bem as promoções da Black Friday nos supermercados porque os consumidores estão atentos a categorias que tradicionalmente têm grandes descontos, como vinhos e produtos de perfumaria. “Também aconselho observar os dias em que as ofertas serão renovadas, uma prática comum para manter o interesse e diluir a demanda. Apostar nas promoções durante todo o mês e oferecer cupons em redes sociais ou plataformas de mensagens também pode garantir boas oportunidades”, ensina Joaquim.
Adriana Rocha reforça a importância da confiança nas marcas e da busca por promoções de qualidade na Black Friday. “Os consumidores costumam priorizar marcas já conhecidas e confiáveis. A pesquisa mostrou que, em momentos de promoção, a confiança nas marcas reconhecidas é um fator determinante nas decisões de compra. Os supermercados podem se destacar ao oferecer cupons exclusivos e campanhas para produtos que valorizam a qualidade e a exclusividade, especialmente nas categorias de cosméticos e alimentos”, finaliza a executiva da Ecglobal.