Por Redação
2 de novembro de 2023Drinks prontos crescem na categoria de alcoólicos nos supermercados
Produtos para serem misturados com bebidas alcoólicas já representam 10% das vendas do segmento
Atualmente, cinco dos dez principais lançamentos na categoria de bebidas alcoólicas são produtos que recriam drinks prontos, conforme aponta o levantamento da Scanntech, empresa de inteligência de dados para o varejo. Um dado que comprova o crescente interesse do consumidor é que esses preparados já representam 8% do total de produtos vendidos dentro da categoria, algo que não existia no ano passado.
Esses lançamentos representam, ao todo, 10% das vendas em uma categoria que conta com produtos já bem consolidados, como as bebidas utilizadas como base alcoólica, podendo ser vodka, gin, cachaça, whisky e até mesmo cerveja ou vinho. A novidade ganhou popularidade durante o Carnaval, mas é durante o verão, no início de 2024, que esses produtos devem se consolidar nas prateleiras. Na maioria dos casos, eles simulam drinks já conhecidos, como gin e tônica, moscow mule, whisky e cola, caipirinha, e podem até incorporar regionalidades.
O estudo da Scanntech também aponta que, em 2023, 44% das vendas dessas misturas alcoólicas estão concentradas em compras com perfil de reposição, seguidas por compras pequenas (normalmente destinadas ao consumo imediato) e, por último, compras de abastecimento.
"Essa tendência de venda está associada ao interesse crescente na mixologia e coquetelaria. Os conteúdos desses produtos não exigem nenhuma preparação complexa prévia, sendo algo prático e conveniente tanto para o consumo em casa quanto para o consumo 'on-the-go'", explica Luiza Morais, Head de Atendimento para Indústria da Scanntech.
No geral, o segmento de Bebidas Alcoólicas vem apresentando, em 2023, uma tendência de aumento nas vendas, acumulando um aumento de 6,4% em comparação com 2022, apesar de uma retração nas vendas em unidades, que chega a quase 2%.
A conclusão é que as oportunidades dentro do segmento de bebidas alcóolicas no varejo alimentar estão indo muito além da clássica garrafa long neck de vodka com limão.