Por Vitor Garcia
23 de dezembro de 2022Filas longas são o principal ponto negativo na experiência de compra deste fim de ano
Dados são da SoluCX e revelam os principais incômodos dos compradores durante o período
O agito do fim de ano começa com comércios e supermercados lotados e uma variedade de pessoas em busca de itens como presentes e alimentos para a celebração tanto da ceia de Natal quanto da festa de Ano Novo. Com base neste cenário, a SoluCX, empresa de pesquisa de satisfação e NPS (Net Promoter Score) relatou em uma pesquisa que 69% dos respondentes alegam que ?longas filas nas lojas? são o principal ofensor da experiência dos clientes em lojas físicas durante o período.
Os dados também mostraram que, nas compras online, os itens que geram mais insatisfação no consumidor são relacionados a entrega, com 42% apontando ?longos prazos? e 39% dizendo que ?atrasos? são os principais itens que afetam a experiência durante as compras nessa época do ano.
?Entender quais são os principais motivadores de insatisfação dos clientes nesse período é fundamental para criar uma melhor experiência para o cliente. Além disso, conhecer os hábitos de consumo dos consumidores permite criar estratégias muito mais assertivas nesse período? pontua Tiago Serrano, CEO da SoluCX.
Outro ponto abordado na pesquisa, foi relacionado a expectativa dos consumidores sobre os dias de funcionamento das lojas nessa época. Para 37% dos clientes, o fechamento das lojas nos feriados de Natal e Ano Novo não é um problema, porém, 21% afirmam que gostariam das lojas abertas todos os dias. Além disso, 39% dos respondentes afirmaram comprar os presentes na primeira quinzena de dezembro, enquanto somente 18% afirmaram deixar para os dias 22, 23 e 24. Os que escolhem por antecipar suas compras representam 15%.