Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Consumo
...
Por Vitor Garcia
21 de março de 2022

Guerra na Ucrânia gera impacto nas prateleiras dos supermercados brasileiros

Os dois países envolvidos no conflito somam 30% das exportações mundiais de trigo, e os itens derivados deste produto já estão mais caros no Brasil

Os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia, que se iniciou no dia 24 de fevereiro, já chegaram às prateleiras dos supermercados. Ambos os países somam 30% das exportações mundiais de trigo e, do dia 1 ao dia 12 de março, produtos como a farinha de trigo e derivados (como macarrão e biscoito) ficaram mais caros com relação ao mesmo período do mês anterior, de acordo com um levantamento feito pela startup Varejo 360, que coletou o preço desses itens nos tíquetes de compra de 150 mil clientes de supermercados no Estado de São Paulo.

Nos supermercados, a farinha de trigo ficou 4,46% mais cara, enquanto que o preço do macarrão subiu 4,24% e os biscoitos aumentaram em 2,62%. Já o óleo de soja aumentou o preço em 5,79%. Para uma base comparativa, os aumentos que os primeiros 12 dias de fevereiro apresentaram com relação a janeiro foram mais moderados, tanto da farinha de trigo (+0,24%), dos biscoitos (+1,64%) e do óleo de soja (+1,46%). Além disso, o macarrão no período ficou até mais barato (-0,97%).

"Pães, biscoitos e derivados de trigo e soja ? grão que é um substituto do trigo ? estão sendo comprados pelos supermercados com preços mais altos. O quadro se agravou com o início da guerra.", relata Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro).

Em São Paulo, executivos do setor relataram à Associação Paulista de Supermercados (APAS) que houve aumentos da farinha de trigo na ordem de 15% na primeira quinzena do mês. No caso do óleo de soja, o aumento do preço teria sido de 20%.

Deixe seu comentário