Por Redação
10 de setembro de 2024Rock in Rio: supermercados da Barra da Tijuca esperam aumento de 12% nas vendas durante o festival
São previstas cerca de 700 mil pessoas entre os dias 13 e 22 de setembro. Essa movimentação injetará aproximadamente R$ 2,9 bilhões na economia da cidade
Faltam alguns dias para o Rock in Rio 2024 e, para o comércio local, o evento pode representar uma oportunidade de aumentar as vendas do mês de setembro. Segundo um levantamento realizado pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), os supermercados da Barra da Tijuca, bairro onde ocorro o evento, esperam um aumento de 12% nas vendas.
De acordo com números oficiais do Rock in Rio, são esperadas cerca de 700 mil pessoas entre os dias 13 e 22 de setembro e essa movimentação promete injetar aproximadamente R$ 2,9 bilhões na economia da cidade. O varejo supermercadista é um dos setores que mais poderá se beneficiar dessa sazonalidade, principalmente, pelo período positivo que vive, após registrar um crescimento de aproximadamente 6% no último semestre.
"Os supermercados localizados no entorno da estação da Alvorada se transformarão em pontos de encontros para os fãs do festival. Ali serão vendidos produtos que poderão ser consumidos como snacks, bebidas sem álcool, frutas a vácuo. As lojas também estarão oferecendo serviços como drinks e trocas de brindes, tudo para promover uma experiência única antes do evento", afirmou o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz.
Supermercadistas criam estratégias para se conectarem com os clientes
No caminho para a Cidade do Rock, na Avenida Abelardo Bueno, o que não falta são opções para realizar uma parada no supermercado. Em uma delas, no Supermarket, o gerente José Antônio Vaz aponta para as diversas ações de trade que a loja está promovendo em parceria com os patrocinadores do evento.
"Contamos com inúmeras ações de trade e encantamento para o consumidor. Teremos um Lounge Bar da Heineken, um ponto de repouso do KitKat, diversas promoções de produtos de fornecedores como Tostitos e Schweppes", afirmou o gerente, que levantou uma questão sobre a presença do público corrente nas lojas da Barra, aqueles consumidores que não fazem parte da rotina do local. Segundo levantamento da ASSERJ, o aumento desse tipo de consumidor deve girar entre 7% e 10%. "O ticket médio cai, mas as vendas acabam compensando", completa José Antônio.
Localizado a 1km dos portões do evento, o Hortifruti receberá um bar exclusivo da Heineken, além de ações promocionais e venda de produtos de parceiros em frente à unidade. A rede promoverá a venda de produtos próprios, como sucos de uva e laranja, além da tradicional água de coco. "Estaremos com diversos fornecedores promovendo degustações e outras experiências que ajudam os clientes a conhecerem novas opções de produtos e a realizarem compras mais assertivas antes do festival", afirmou um representante do Hortifruti.
Próximo dali outro supermercado, o Mundial, já conta com inúmeras ações de trade em seu salão de vendas, com estruturas encantadoras nos pontos de venda e parcerias com os patrocinadores do evento. Ao entrar na loja, o consumidor poderá ter seu minuto de estrelato em um palco exclusivo da Heineken, e também explorar ações da KitKat, Colgate, Bem Brasil e outras marcas que estão presentes no festival.
Erlon Labatut, especialista em varejo, explica. "Para criar conexão com o público que gosta e irá assistir ao Rock in Rio, seja presencialmente ou pela TV, os supermercados vêm criando uma comunicação incentivando os clientes a se preparem comprando tudo o que precisam para aproveitarem ao máximo os shows".