Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Consumo
...
Por Redação
13 de janeiro de 2022

Varejo se reformula para atender preferências de compras do consumidor

Pesquisa da IBM para a NRF 2022 aponta comportamentos de compras de 19 mil consumidores de 28 países, incluindo o Brasil

A IBM Institute for Business Value (IBV) e a NRF (National Retail Federation), maior associação de comércio varejista do mundo, lançaram o segundo estudo global para a Retail's Big Show de 2022, que começa no dia 16 de janeiro, em Nova Iorque, nos Estados Unidos: ?Os consumidores querem tudo?, que revela as crescentes preferências das pessoas por sustentabilidade e por jornadas de compras fragmentadas entre os diversos pontos de contato digitais, físicos e móveis.

O novo estudo global com mais de 19.000 consumidores pesquisados mostra que as compras híbridas (misturando canais físicos e digitais nas jornadas de compras) estão aumentando à medida em que os hábitos que os consumidores adotaram por necessidade durante a pandemia da Covid-19 se tornam rotina. Por isso, os varejistas devem ser mais ágeis para atender aos clientes onde eles estão, integrando experiências digitais e na loja.

?A pesquisa mostra ao longo do último ano que a sustentabilidade se tornou cada vez mais importante para os consumidores, embora ainda haja uma lacuna entre suas intenções e ações devido à falta de informações no processo de compra. Cada vez mais, está se tornando essencial que as marcas de varejo demonstrem escolhas e opções sustentáveis em cada etapa da experiência do cliente. Ao mesmo tempo, as compras híbridas se consolidaram na maioria das categorias, principalmente em artigos para o lar e vestuário; e, embora as lojas continuem a desempenhar o papel predominante nos supermercados, as compras híbridas também estão crescendo nessas categorias", disse Luq Niazi, Global Managing Director IBM Consumer Industries.

Confira alguns destaques da pesquisa:

? 72% dos entrevistados dizem que usam lojas físicas como principal ou parte de seu método de compra.

? Os principais motivos pelos quais os entrevistados optam por visitar uma loja incluem tocar e sentir os produtos antes de comprá-los (50%), escolher seus próprios produtos (47%) e obter os produtos imediatamente (43%), mas o que os compradores na loja procuram varia de acordo com a categoria do produto.


? 27% dos entrevistados relatam que as compras híbridas são seu método de escolha, e os consumidores da Geração Z pesquisados são mais propensos a ser um "comprador híbrido" em comparação com outras faixas etárias.

O estudo também mostra que, desde 2020, a sustentabilidade se torna cada vez mais importante para as decisões de compra dos consumidores pesquisados.

? Consumidores com propósito, que escolhem produtos/marcas com base em seus valores como sustentabilidade, agora são o maior segmento de consumidores pesquisados (44%).


? 62% dos entrevistados estão dispostos a mudar seus hábitos de compra para reduzir o impacto ambiental, em comparação a 57% há dois anos.


? Metade dos entrevistados diz que estão dispostos a pagar a mais pela sustentabilidade, até 70%. Isso é aproximadamente o dobro de 2020.


? No entanto, há uma lacuna entre intenção e ação. Apenas 31% dos entrevistados dizem que produtos sustentáveis foram a maior parte ou a totalidade de sua última compra.

Deixe seu comentário