
Por Redação
21 de março de 2022Vendas do varejo devem apresentar queda de 0,32% em março
As estimativas do IBEVAR apontam queda de 0,42% em março em relação ao mesmo período em 2021 e alta de 1,16% no acumulado dos últimos 12 meses
As vendas do Varejo devem apresentar queda de 0,32% nas vendas do mês de março, segundo projeção do IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo para o período março-maio.
As projeções de vendas do IBEVAR calculam curva de queda e alta para os meses de abril e maio. ?As variações positivas ou negativas refletem a tendência em torno da média da série de tempo. Entretanto, a previsão mostra uma redução do ritmo de vendas para o período março-maio e esse movimento se explica pela contração da renda real disponível das famílias?, diz Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.
As projeções para Varejo Restrito (segmentos de combustíveis, lubrificantes, supermercados, alimentos, bebidas, vestuário, calçados, tecidos, móveis, eletrodomésticos, artigos farmacêuticos, materiais para escritório, papelaria, jornal e outros itens de uso pessoal e doméstico) mostram ainda que as vendas devem crescer em abril, com alta de 0,13% em relação a março, voltando a cair em maio para 0,22% em relação a abril. As estimativas apontam queda de 0,42% em março em relação ao mesmo período em 2021 e alta de 1,16% no acumulado dos últimos 12 meses. Em abril, a variação mensal registra baixa de 4,19% e segue em curva de recuo para 0,95% no acumulado. Para maio, as estimativas registram queda de 4,97% na variação mensal e redução de 2,5% no acumulado.
As estimativas são calculadas com base nos dados de série temporal coletados da Pesquisa Mensal de Comércio/IBGE.
Notícias Relacionadas

Setor espera crescimento de 5% nas vendas de panetones para 2024
Leia mais
Período de Carnaval traz oportunidades de vendas para empresas do varejo
Leia mais
Indústria ajuda a combater o desperdício de alimentos a partir de suas...
Leia mais
Rock in Rio: supermercados da Barra da Tijuca esperam aumento de 12%...
Leia mais
Guerra na Ucrânia gera impacto nas prateleiras dos supermercados brasileiros
Leia mais
Nove estratégias para vender mais e melhor em datas comemorativas
Leia mais
Abicab registra crescimento na produção de 2024 e ovos de chocolate são...
Leia mais
Black Friday traz mudanças no comportamento de compra e categorias em alta...
Leia mais
Supermercados abrem espaço para categoria de cuidados com a pele
Leia mais
Mercado de alimentos veganos dobrará até 2028, prevê pesquisa
Leia mais