Por Vitor Garcia
17 de março de 20223 motivos pelos quais o comércio digital vai continuar crescendo em 2022
Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics, traz os principais aspectos pelos quais a modalidade terá destaque
As vendas do comércio eletrônico representam um crescimento relevante do setor online, além de uma rápida modernização de diversos marketplaces no país. Dados da Ebit Nielsen comprovam que os últimos anos foram movimentados para este setor, com expansão de 41% em 2020 e de 26% em 2021, que, inicialmente, indicam estabilidade em um futuro próximo.
Entretanto, Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics, empresa especialista no mercado de e-commerce e dados, comenta que a expectativa é que o número de compras cresça ainda mais no Brasil durante 2022. Veja abaixo os três principais motivos destacados pela executiva para acreditar que essa promessa será realidade.
1) Amadurecimento dos consumidores
Assim como o setor, os consumidores amadureceram muito. Um levantamento do Mercado Livre de novembro de 2021, aponta que, de cada 10 produtos vendidos na Black Friday, oito foram de supermercados. Isso representou um crescimento de 540% em volume e +310% em GMV (valor bruto da mercadoria), em comparação com o mesmo período de 2020. "O amadurecimento dos consumidores significa que entenderam que o online também é um ótimo jeito de comprar, pois alia custo, benefício e tempo", acrescenta Juliana.
2) Participação de marketplaces
"É primordial adotar uma estratégia omnichannel de valor, já que ela resulta em eficiência operacional, agrega mais às margens de lucro e, principalmente, potencializa a satisfação dos consumidores" comenta Juliana. No primeiro semestre do ano passado, a participação no faturamento dos marketplaces no e-commerce brasileiro cresceu, e este aumento foi visto também pela entrada de fabricantes e grandes marcas nessas plataformas, o que comprova a importância delas.
3) Inteligência artificial e suas tendências
O levantamento Kantar Ibope Media de novembro de 2021 revelou que 6% dos brasileiros que usam a internet já transitam por alguma versão do metaverso, ou seja, utilizam recursos avançados como realidade aumentada e inteligência artificial. Nesses ambientes, as pessoas já podem conviver entre si digitalmente, convergindo entre o digital e o real. Esta é uma grande tendência que vai afetar o on-line nos próximos anos.
Além desta, a live commerce também está em alta e apresenta muitas oportunidades para o e-commerce. Segundo a KPMG e a Ali Research, foram realizadas, em média, 50 mil transmissões ao vivo por dia, acumulando mais de 50 bilhões de visualizações, que representa grande movimentação de dinheiro. "Essa modalidade de vendas consiste na experiência de compra online que permite que consumidores interajam ao vivo com influenciadores e vendedores, comprando produtos diretamente durante as transmissões", encerra Juliana.