
Por Redação
20 de abril de 2022IBEVAR estima maior índice de inadimplência no varejo em abril
A taxa média de abril deve alcançar 4,69%, que representa um aumento de 0,01% em comparação à projeção para março e 0,08% em relação a janeiro
A última projeção do IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo) indicou o maior índice de inadimplência mensal no varejo deste ano. A estimativa da taxa média de abril deve alcançar 4,69%, que representa um aumento de 0,01 ponto percentual em comparação à projeção para março e 0,08 em relação à taxa real de janeiro de 2022. As estimativas para maio e junho apresentam índices mais baixos: 3,05% e 2,82%, respectivamente.
?A tendência de alta no índice de inadimplência continua para abril e esse resultado decorre da pressão dos preços, inflação e sobre o rendimento das famílias. A redução esperada para maio e junho decorre da própria contração das despesas. Entretanto, essas projeções de maio e junho podem ser revisadas dependendo da evolução das vendas em abril, uma vez que, para sustentá-las, as condições econômicas das pessoas continuarão fortemente impactadas pela desvalorização monetária?, diz Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.
O resultado foi calculado com base na média entre os índices mínimos e máximos dos atrasos de pagamento acima de 90 dias, em torno de 4,34% a 5,03%. A inadimplência de pessoas físicas com recursos livres considera todas as operações com parcelas com atraso acima de 90 dias, com exceção das vinculadas ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou acrescentados em recursos compulsórios ou governamentais.
Notícias Relacionadas

Campanha CarrinhoLivre exige clareza da reforma tributária sobre o varejo
Leia mais
Vendas no varejo apresentaram crescimento de 3,6% em fevereiro
Leia mais
Nordeste registrou alta de 3,8% nas vendas durante o período de festas...
Leia mais
São Paulo registrou aumento de 92% nas vendas de repelentes no 1T24
Leia mais
"Varejo não está desesperado com a gestão econômica de Lula", diz Luiza...
Leia mais
Churrasco que cabe no bolso: alcatra e contrafilé têm redução de preço...
Leia mais
Índice de preços dos supermercados registra alta recorde em março
Leia mais
Supermercados paulistas registraram deflação de -0,75% nos preços em julho
Leia mais
41 milhões de paulistas devem ir às compras na Páscoa, aponta levantamento...
Leia mais
Supermercados do Rio de Janeiro apresentaram alta nos preços em 2024
Leia mais