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Economia
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Por Redação
10 de junho de 2024

Produtos de limpeza apresentam alta de 11,4% no primeiro quadrimestre de 2024

O crescimento é impulsionado por itens como multiuso, amaciantes e desinfetantes

De acordo com levantamento da ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional, com base na PIM – Pesquisa Industrial Mensal do IBGE, a fabricação de produtos de limpeza acumula alta de 11,4% na comparação com o primeiro quadrimestre de 2023. A alta é impulsionada por itens como preparações multiuso de limpeza, amaciantes e desinfetantes.

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“Acredito que uma das explicações para o bom desempenho do setor em 2024 seja a estabilização dos preços de insumos para a indústria. Segundo o INPC, neste ano, o setor acumula uma deflação de 1,36%. Se levarmos em conta os últimos 12 meses, a queda é de 2,57%. Ou seja, os produtos de limpeza estão mais baratos ao consumidor”, explica Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA.

Outro fator que ajuda o desempenho é o investimento em inovação por parte das empresas do setor. Segundo relatório da CNI – Confederação Nacional da Indústria, o setor químico é responsável por, aproximadamente, 16% de todo o investimento, em inovação, da indústria brasileira.

“Esse investimento se dá, prioritariamente, em ações que otimizam o uso de recursos naturais na produção e distribuição de saneantes, e no constante fluxo de lançamentos de produtos de limpeza, seja por meio de novas fórmulas, embalagens ou linhas inéditas de produtos”, explica Engler.

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