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Economia
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Por Redação
24 de junho de 2024

Varejo alimentar registrou crescimento de 5,2% em 2023

O faturamento foi de R$ 1.205 trilhões, uma representatividade recorde no PIB brasileiro

Em um cenário de constante busca por eficiência e oportunidade de negócios, a Scanntech identificou no ano passado que o faturamento do varejo alimentar ultrapassava R$ 1,1 trilhão em 2022. Mesmo com um cenário duro para os varejistas com deflação nos alimentos para domicílio, o canal alimentar - composto exclusivamente por supermercados, mercados e atacarejos -, conseguiu sustentar um crescimento nominal de 5,2%, atingindo R$ 1.205 trilhões de faturamento em 2023, uma representatividade recorde no PIB brasileiro.

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“Hoje o canal já representa 11% do PIB e temos muito orgulho de ver que nossos parceiros crescem acima da média do mercado, fazendo uma gestão fundamentada em dados precisos e sem precedentes.,” comenta Thomaz Machado, CEO da Scanntech.

O executivo explica que mais de 85% das principais redes de varejo do Brasil e mais de 50 indústrias foram parceiras na validação deste número. Uma vez que, para a indústria e o varejo, é necessário entender a real oportunidade em cada canto do país para poder otimizar de modo preciso suas operações, ampliando o seu potencial de crescimento do canal alimentar.

O crescimento do canal acima da inflação e do PIB reforça ainda mais a relevância deste segmento na economia, que já tinha sido considerado essencial ao longo da pandemia, tendo mantido sempre as portas abertas, mesmo nos momentos mais críticos e hoje alcança a representatividade de 11% do PIB Nacional.

“Navegamos por 2023 com primazia e tivemos um início de 2024 ainda mais acelerado, com crescimento de vendas em volume, pela primeira vez desde o boom de 2020 causado pela pandemia. Antes o crescimento de vendas acontecia devido a uma inflação mais acelerada, mas agora o consumo retomou sua força”, reforça o CEO.

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