Por Vitor Garcia
21 de julho de 2022Varejo e E-commerce sofreram 300 mil tentativas de fraudes no primeiro semestre de 2022
Pesquisa da Unico, empresa focada em identidade digital no Brasil, revelou também que tiveram 2 milhões de investidas barradas em todo o país no período
Durante o primeiro semestre de 2022, o segmento de varejo e e-commerce tiveram mais de 300 mil tentativas de fraudes de identidade em todo Brasil. Os dados são da Unico, empresa focada em identidade digital no Brasil, que também informou que mais de 2 milhões de tentativas de fraudes de identidade aconteceram em todo o país.
A pesquisa também revelou que é no varejo que a maioria das tentativas de fraudes no semestre estão concentradas, já que foram registradas 234.609 ações, um aumento de 134% em comparação ao mesmo período no ano anterior, onde foram registradas 100.196 tentativas. No e-commerce, o número ficou em 64.456, um aumento de 16% em relação ao primeiro semestre de 2021.
?Esse crescimento de ações criminosas é, em parte, justificado pelo número de transações e consumo, que também aumentaram com a recuperação econômica e maior digitalização de lojas e serviços. Por isso, o investimento na segurança do consumidor se faz cada vez mais necessário. O uso de tecnologias de reconhecimento facial com biometria, é um dos meios mais eficientes para barrar essas ações e dificultar a vida dos fraudadores.?, comenta Carolina Moretto, gerente de marketing de produto da Unico .
Ainda assim, segundo o levantamento da Unico, mais de R$ 800 milhões teriam sido perdidos se não fosse o uso de tecnologias como a biometria facial.