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Entrevista
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Por Redação
17 de setembro de 2024

A humanização dos animais de estimação no mercado brasileiro

Em entrevista exclusiva à SuperVarejo, Laura Reis, gerente de marketing da marca WHISKAS, comenta sobre estratégias de comunicação para transmitir as mensagens da marca

O mercado pet no Brasil tem experimentado um crescimento notável nas últimas décadas, refletindo mudanças culturais e econômicas que destacam a importância dos animais de estimação na vida das pessoas. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o setor registrou um faturamento 11,65% maior em 2023 em relação ao ano anterior. Este crescimento é impulsionado por uma série de fatores que vão desde a humanização dos pets até a inovação em produtos e serviços voltados para o bem-estar animal.

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A humanização dos pets é um dos principais motivos do crescimento do mercado no Brasil. Cada vez mais, os brasileiros veem seus animais de estimação como membros da família, e essa percepção tem levado a um aumento significativo na demanda por produtos e serviços de qualidade. Em entrevista exclusiva à SuperVarejo, Laura Reis, gerente de marketing da marca WHISKAS, comenta sobre o duplo desafio de criar estratégias de comunicação para transmitir de forma clara e objetiva as mensagens da marca ao público e conquistar o paladar refinado dos gatos.

“Como estratégia de mercado, trazemos desde tamanhos de embalagens que atendem a diferentes necessidades por região e canais, até comunicação. Recentemente voltamos a anunciar em TV Aberta nas principais praças do Nordeste do Brasil no formato merchandising, onde focamos a mensagem em alimentos úmidos. Isso porque mesmo com o avanço da mídia digital, a TV possui boa penetração e boa audiência na região, e o formato de comunicação nos permite falar com o público de cada um dos estados estratégicos para nós nesse processo de desenvolvimento de categoria.” completa Laura.

Em 2022, após uma movimentação da ASSERJ (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro) garantiu o direito de supermercados se tornarem pet friendly, inclusive nas áreas internas, se assim optarem. “A cultura pet friendly está cada vez mais disseminada na cidade, portanto, nada mais natural do que os supermercados também abrirem suas portas para os animais domésticos”, disse o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz.

O Rio de Janeiro foi a primeira capital a permitir a entrada de animais domésticos em supermercados, de acordo com o Decreto Municipal do Rio de Janeiro (Nº51262/2022). Desde quando a cidade passou a permitir a entrada de pets em supermercados, a rede carioca Prezunic investe no crescimento do número de lojas capazes de acolher clientes na companhia de seus cães e gatos durante as compras, a rede tem intensificado a divulgação da novidade em suas redes sociais, além de identificar, por meio de CRM, oportunidades de envio de ofertas personalizadas a clientes que, habitualmente, compram produtos da categoria e, dentro do calendário promocional, realiza o Festival Pet, com ofertas especiais da seção.

O mercado pet no Brasil é um setor dinâmico e em expansão, refletindo mudanças significativas na forma como os brasileiros tratam e cuidam de seus animais de estimação. A humanização dos pets, a diversificação de produtos e serviços, e o impacto econômico positivo são fatores que destacam a importância crescente deste mercado.

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