Por Vitor Garcia
12 de outubro de 2022Abastecimento deve ser a prioridade dos supermercados para as festas de fim de ano
Eduardo Terra, presidente da SBVC, acredita que as reuniões nesta época serão mais intensas
A partir de meados de outubro, às vezes até antes, muitos supermercados já começam a implementar a decoração de Natal e Ano Novo nas lojas. O calendário brasileiro neste período coincide com datas importantes para o setor varejista e que atraem os consumidores para as compras. Diante de um período de grandes oportunidades como o fim de ano, como os supermercados devem se preparar para aumentar as vendas nessa época?
LEIA TAMBÉM
Como as empresas do varejo podem se preparar para vender mais no fim do ano
No fim de ano eventos como a Black Friday, Copa do Mundo de Futebol e o Natal sinalizam boas oportunidades nas vendas
De acordo com Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e sócio da HiPartners Capital & Work, a palavra-chave é abastecimento, principalmente por conta das rupturas que as lojas sofreram por causa da pandemia, resultando em perda de vendas. ?O primeiro ponto é ter uma boa agenda de compras, planejamento, abastecimento, para que não haja esses problemas. O que se deve evitar é a falta de produtos. Tanto no estoque quanto no PDV?, explica.
Para o presidente da SBVC, é preciso evitar gerar frustração no consumidor por não encontrar o que procura, especialmente no período de festas de final de ano. ?Agora, de fato, teremos um Natal e um ano novo com praticamente 100% de normalidade e as reuniões devem ser muito intensas entre família e amigos. Os supermercados devem estar preparados para isso?, alerta Eduardo.
Conversão e colaboradores treinados
Segundo o especialista, eventos como a Copa do Mundo e a Black Friday devem fazer parte da preparação das lojas supermercadistas e alguns fatores precisam ser explorados para engajar o público. ?O ponto de venda é o grande momento para despertar a alavanca das compras, principalmente a não planejada. Isso é alcançado com ofertas de cashback, programa de pontos, etc. É preciso uma estratégia para que haja esse processo de conversão?, afirma Eduardo Terra.
O executivo afirma que a decoração da loja também contribui com a entrada de mais clientes no supermercado e, por isso, nesta época do ano, deve ser pensada de acordo com o público-alvo que a empresa espera atingir. Por outro lado, para o presidente da SBVC, os colaboradores podem contribuir com os resultados e o desempenho da loja desde que estejam treinados e motivados para que esse ambiente todo funcione. ?Quando a equipe está devidamente orientada para cada uma das campanhas e promoções, elas funcionam em harmonia com os objetivos?, completa.