Por Redação
23 de setembro de 2024Dia do Sorvete: categoria tem investido na experiência do cliente
Em entrevista exclusiva à SuperVarejo, Kibon e Froneri comentam sobre estratégias utilizadas pelas marcas
Nos últimos anos, o consumo de sorvetes cresceu de forma significativa, de acordo com dados da Scanntech, plataforma de inteligência de dados com soluções para indústria e varejo, durante as ondas de calor registradas em setembro e novembro de 2023, houve um aumento nas vendas de sorvetes de 16,3% em comparação ao mesmo período de 2022. Já neste ano, no acumulado de janeiro a agosto, as vendas aumentaram 4% em relação ao mesmo período do ano passado, em consequência das ondas de calor registradas em março, maio e junho.
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A experiência do consumidor se tornou um foco importante, marcas estão criando ambientes agradáveis e interativos. Eventos, degustações e a personalização de sabores são algumas das estratégias utilizadas para atrair e fidelizar clientes. “Recentemente, anunciamos colaborações da Kibon com a Swift e Ri-Happy, sempre com foco na jornada de compra do consumidor. Essas parcerias ampliam as ocasiões de consumo e reforçam a ideia de que qualquer hora é perfeita para um sorvete, seja como sobremesa em um churrasco ou durante um passeio em uma loja de brinquedos com as crianças”, comenta Camila Conti, head de Marketing da unidade de Sorvetes da Unilever Brasil em entrevista exclusiva à SuperVarejo.
Marcas intensificaram presenças nos pontos de vendas, levando sorvetes de diversos sabores para as prateleiras dos supermercados, atingindo públicos diversos, a Froneri acredita que estratégias, inovações e expansão dos produtos estão aliadas na categoria. “Temos investido na ampliação do portfólio, tanto com marcas reconhecidas (Nestlé, Lacta, Garoto, Fini) quanto com a criação de novas, como a Nobrelli, com o objetivo de democratizar o consumo de sorvetes e aumentar a penetração da categoria no Brasil”, comenta Ismar Trevisan, diretor Nacional de Vendas Froneri. Além disso, a empresa aposta em formatos como o multipack, que cresceu significativamente desde o relançamento, superando as vendas totais de 2023 já no primeiro trimestre de 2024.
A Froneri conclui que para de destacar no PDV, precisa de uma combinação de lançamentos inovadores e parcerias estratégicas, colaborando com marcas amplamente reconhecidas para fortalecer a conexão emocional com o consumidor e promover produtos que atendem tanto à demanda por indulgência quanto por opções mais saudáveis. “No ponto de venda, a Froneri implementa um Plano de Negócios Integrado, realizando ações específicas com supermercadistas e desenvolvendo materiais promocionais para maximizar o impacto da categoria, dado que a compra de sorvetes é altamente impulsiva. Também realizamos atividades de sampling em eventos estratégicos e ativações premium em locais de alta visibilidade, criando experiências memoráveis que reforçam a presença das marcas”, finaliza Trevisan.
A pandemia acelerou a adoção de serviços de entrega e e-commerce, e isso também se reflete no mercado de sorvetes. Muitas marcas estão expandindo suas vendas online, oferecendo opções de entrega em domicílio, assim, contribuído para o aumento das vendas. “Estamos trabalhando continuamente para garantir que a experiência de compra em plataformas de delivery seja tão satisfatória quanto nos pontos de venda físicos. Os sorvetes Kibon, quando pedidos por aplicativos, chegam com a temperatura adequada, sem comprometer a qualidade, garantindo uma entrega gelada”, completa a head de Marketing da unidade de Sorvetes da Unilever Brasil.
O crescimento do consumo de sorvetes no Brasil é um reflexo de um mercado em constante transformação, que busca se adaptar às novas demandas dos consumidores. Com uma combinação de inovação, experiência do cliente e estratégias de marketing eficazes, o setor continua a se expandir.