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Entrevista
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Por Redação
13 de setembro de 2024

Mercado de energéticos no Brasil cresce com diversificação de produtos e expansão de ocasiões de consumo

Em entrevista para a SuperVarejo, Dayane Titon Cardoso, diretora Comercial e de Marketing da Baly destaca as estratégias da companhia para acelerar o crescimento da categoria e dá dicas de exposição para os supermercadistas

O mercado de energéticos no Brasil tem mostrado um crescimento expressivo, impulsionado pela diversificação de produtos e pelo aumento das ocasiões de consumo. Dados do painel ScannShare 3.0 da Scanntech apontam um aumento de 15,7% em volume de vendas de energéticos entre janeiro e agosto de 2023, em comparação com o mesmo período de 2024. As embalagens de 473 ml e 2 litros foram as que mais contribuíram para esse crescimento, registrando aumentos de 25,2% e 19,7%, respectivamente.

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A Baly, uma das principais marcas brasileiras do setor, destaca-se por seu desempenho acima da média, com um crescimento de 51,9% no mesmo período. A diretora comercial e de marketing da Baly, Dayane Titon Cardoso, explica, com exclusividade para a SuperVarejo, que a empresa tem aproveitado o bom momento do mercado para consolidar sua posição. “Nos últimos cinco anos, crescemos 25 vezes enquanto o mercado expandiu três vezes, o que nos tornou a maior marca brasileira de energéticos e a segunda em vendas no país”, afirma.

Dayane Titon Cardoso é diretora Comercial e de Marketing na Baly (Fonte: Divulgação)

Expansão e novas tendências de consumo

O aumento do consumo de energéticos no Brasil não se limita mais aos ambientes noturnos e festivos. A bebida, conhecida por dar energia, aumentar o estado de alerta e melhorar a concentração, tem sido incorporada à rotina diária dos brasileiros, sendo consumida inclusive durante atividades como exercício físico, estudo e trabalho. "A demanda por produtos que aumentam a performance está se expandindo, e vemos os energéticos sendo cada vez mais utilizados em diversas ocasiões do dia a dia”, comenta Dayane.

Inovação impulsiona crescimento

A inovação tem sido um dos principais motores do crescimento do mercado de energéticos. A introdução de novos sabores e embalagens diferenciadas atrai tanto consumidores tradicionais quanto novos públicos. A Baly, por exemplo, foi pioneira ao lançar a garrafa PET para energéticos em 2009, um movimento que democratizou o consumo e facilitou o acesso à bebida em diferentes contextos sociais.

“Disponíveis em PET 2L e latas, os sabores Tropical, Maçã Verde e Melancia são campeões de vendas junto com o mix Morango e Pêssego, em embalagens lindas e coloridas que se destacam e chamam muita atenção no ponto de venda”, ressalta a diretora de marketing.


Conexão com o consumidor e adaptação ao mercado

A adaptação rápida às demandas do consumidor foi crucial para o desempenho das marcas de energéticos. Durante a pandemia, por exemplo, houve um aumento na demanda por sabores diferenciados. A Baly respondeu a essa demanda com o lançamento de novos sabores que se destacaram no mercado, mostrando a importância de estar atento às mudanças nas preferências do consumidor.

“Quando olhamos para sabores, no período de janeiro a agosto 2023, comparado ao mesmo período de 2024, o sabor tradicional no mercado cresce 8,9% em volume, enquanto a linha sabores cresce 30,5%, puxando o crescimento da categoria, aumentando a sua representatividade de 31% para 36%, sendo o sabor Melancia e Maçã Verde os grandes puxadores com 48% e 43% de crescimento, respectivamente, em relação ao ano anterior. Outros sabores que se destacam são Tropical com 34% e Morango e Pêssego com 27%”, aponta Dayane.

“E quando olhamos o volume, apenas para os energéticos sabores, a Baly é líder no Brasil em 2024, com 45,6% de share, com um crescimento de 57%. Novamente, contribuindo muito para o crescimento da categoria de energéticos no Brasil”, reforça.

A conexão com públicos mais jovens também é uma estratégia chave. A Baly lançou em 2022 o Baly Kids, um suplemento vitamínico sem cafeína e taurina, destinado ao público infantil. A bebida, que é rica em vitaminas e minerais, já vendeu mais de 6 milhões de latas, criando uma relação de fidelidade desde cedo e contribuindo para a renovação da base de consumidores.


Estratégias no setor supermercadista

Para fortalecer sua presença no varejo, marcas de energéticos como a Baly têm apostado em produtos de alto giro, margens competitivas e uma execução eficaz nos pontos de venda. Estratégias incluem a exposição adequada das embalagens mais populares, a criação de pontos extras como geladeiras exclusivas para energéticos e a disposição dos produtos de forma a maximizar a visibilidade dos diferentes sabores. Dayane Cardoso lista cinco estratégias para o supermercadista executar com sucesso a exposição da categoria de energéticos:

  1. Mix ideal: Disponibilizar 2 módulos ou mais de gôndola para a categoria;
  2. Embalagens: Expor os diferentes tipos de embalagens de maior performance, atendendo assim a todos perfis de consumo;
  3. Ponto Extra: Gerar novos pontos de contato, atentando-se à jornada de compra deste público-alvo, possibilitando cross e aumento de ticket médio com categorias afins;
  4. Bebida gelada: Disponibilizar 1 ou mais portas de geladeiras, contemplando os SKUs de maior giro da loja, garantindo uma excelente experiência de consumo imediato;
  5. Planograma: Priorizar a execução horizontal, blocando por sabor, permitindo uma maior visibilidade dos sabores e permitindo uma escolha assertiva do shopper.


Com essas ações, as marcas buscam não apenas aumentar o ticket médio de compra, mas também proporcionar uma experiência de consumo agradável e conveniente, o que tem se mostrado eficaz para impulsionar as vendas no setor.

Novos lançamentos e perspectivas

O mercado de energéticos segue em expansão e com constantes inovações. Nos próximos meses, espera-se o lançamento de novos sabores e produtos, com as marcas se esforçando para se manterem alinhadas às tendências e desejos dos consumidores. A diversidade de opções e a adaptação contínua às novas demandas indicam que o mercado de energéticos no Brasil continuará crescendo, com oportunidades para novas experiências de consumo e expansão em outros mercados internacionais.

Dayane Titon Cardoso finaliza destacando que o mercado está em um momento positivo, com um crescimento expressivo que reflete a ampliação do consumo e a busca dos consumidores por novas formas de manter a energia e a performance no dia a dia. "Estamos sempre atentos às tendências e focados em atender os desejos dos consumidores, que são o centro de nossas estratégias", conclui.

Comentários(1)
Maria Aparecida dos Santos
14 de setembro de 2024 às 02:37

Os energéticos da Baly é o melhor energético Do Brasil, é uma delícia. Maravilhoso!

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