Por Redação
1 de outubro de 2024Mercado de mel: crescimento da categoria nos supermercados
Em entrevista exclusiva à SuperVarejo, Daniel Cavalcante, CEO da Baldoni, destaca o crescimento da marca
O Brasil registrou, em 2021, um recorde na produção de mel, de acordo com dados da Pesquisa Pecuária Municipal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram 55,8 mil toneladas, aumento de 6,4% na comparação com 2020. O consumo de mel tem uma origem profunda na culinária do país, historicamente, o mel é utilizado não apenas como adoçante natural, mas também em práticas medicinais. Nos últimos anos, essa análise ganhou novos contornos, impulsionada pela crescente conscientização sobre alimentação saudável e sustentável.
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A Baldoni, produtora de mel, destaca que até 2018, o produto era visto como medicamento, comercializado nas gôndolas de farmácias, estando presente, de forma muito modesta, no canal alimentar. “Ao longo do tempo, fomos gerando proximidade com os diferentes públicos e investindo no deslocamento do produto não somente das farmácias, mas também da informalidade. O varejo alimentar aceitou essas regras de visibilidade, a ideia de comprar por impulso e o valor percebido dos produtos da marca,” afirma CEO da Baldoni, Daniel Cavalcante, com exclusividade para a SuperVarejo.
O Brasil se destaca como um dos maiores produtores de mel do mundo, em 2021 valor da produção chegou a R$ 854,4 milhões, um aumento de 34,8% sobre 2020, segundo dados do IBGE. Com uma diversidade de floradas que proporciona diferentes tipos de mel, cada um com suas particularidades de sabor e propriedades. Essa diversidade não só enriquece o mercado nacional, mas também atrai consumidores que buscam produtos artesanais e de qualidade. A valorização de produtos locais e orgânicos tem impulsionado o consumo de mel, especialmente entre as gerações mais jovens, que priorizam opções mais saudáveis.
Além do uso culinário, o mel é frequentemente associado a benefícios para a saúde, como propriedades antibacterianas e antioxidantes. Esse apelo saudável tem ampliado o seu consumo, especialmente em uma era em que a alimentação consciente e a busca por produtos naturais se tornaram tendências marcantes. O mel é cada vez mais utilizado em receitas de smoothies, chás e até em pratos gourmet, evidenciando sua versatilidade.
“Nossos produtos são fruto de um processo minucioso que leva em conta os cuidados com as abelhas e seus ecossistemas. Temos toda uma equipe de apicultores que realiza um trabalho contínuo de avaliação para identificar a saúde das colmeias e o monitoramento das floradas, a fim de otimizar as colheitas que geram os méis da marca. Estamos preparados para o futuro e esperamos que o consumo de mel seja um hábito cada vez mais comum para a população.” finaliza CEO.