Por Vitor Garcia
28 de outubro de 2022Supermercados já amadureceram sobre a transformação digital e o comportamento do consumidor, avalia Ana Debiazi
Pesquisa mostra avanço de investimento das empresas do varejo em ferramentas que melhoram a experiência online
A transformação digital deixou de ser novidade para as empresas varejistas e os números da pesquisa Transformação Digital no Varejo Brasileiro, feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) confirmam. O estudo mostra que, entre 2020 e 2021, as empresas varejistas que investem saltaram de 69% para 90%. A pesquisa também mostra os benefícios mais importantes que a transformação digital trouxe para os negócios e o aumento das vendas têm o maior índice, 87%. Já o aumento do engajamento dos clientes aparece com 76%, seguido por expansão do tráfego web/mobile (50%).
De acordo com Ana Debiazi, CEO da Leonora Ventures, empresa focada em desenvolver startups de varejo e logística, mais de 40% da população brasileira já fez uma compra pela internet e isso exige das empresas uma postura mais maleável e adaptável. ?Um conjunto de atitudes formam o perfil do consumidor, que passou a apostar no consumo de produtos que oferecem um conforto mental e sensações positivas. O brasileiro está realizando diferentes formas de fazer compras?, aponta.
Segundo Ana, existem diferentes maneiras para que os supermercados criem um ambiente digital favorável para o consumidor ?Aplicativos, e-commerces, serviços de picking e packing para os produtos frescos, gestão de estoque para evitar frustração no consumidor, entrega rápida ou dentro do prazo prometido e com monitoramento em tempo real. Assim como sugerir ofertas e produtos e cashback para fidelização do cliente?, acredita a CEO da Leonora Ventures.
Consumidor empoderado e principais lições
Para a executiva, a transformação digital aplicada aos supermercados precisa ser baseada em, primeiro, entender os hábitos do público e, depois, oferecer as melhores plataformas para que o consumidor tenha a melhor experiência possível. ?Estamos na Era do empoderamento do consumidor, na qual ele valoriza a experiência como um todo, desde sistema, preços, até o momento em que a compra chega em casa. Os supermercadistas precisam se adequar a esta realidade, pois os consumidores não devem abrir mão da conveniência das compras online tão cedo?, explica Ana Debiazi.
De acordo com a CEO, os supermercadistas brasileiros já aprenderam algumas lições sobre a transformação digital no varejo. ?Os consumidores querem poupar tempo e dinheiro. Prova disso é que o frete grátis é o principal benefício para quem compra online. Além disso, é importante oferecer promoções, cupons de desconto e ofertas exclusivas de acordo com o hábito de consumo de cada pessoa. Assim, teremos indústrias mais engajadas e o comércio mais atento às tendências?, completa.