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Por Redação
18 de fevereiro de 2025Como a COVID-19 mudou os hábitos alimentares
A pandemia transformou a relação das pessoas com a comida, impulsionando a busca por alimentos mais saudáveis e personalizados
Você já parou para pensar como a pandemia mudou como você se alimenta? A quarentena nos confinou em casa, mas também proporcionou uma oportunidade única de repensar hábitos alimentares. A nutricionista Carol Malandrino explica que durante a pandemia tivemos duas fases marcantes com relação aos hábitos alimentares. “No primeiro momento houve um aumento no consumo de alimentos, bebidas alcoólicas, pessoas indo para cozinha e um aumento nos pedidos em aplicativos de delivery, com escolhas que, em sua maioria, não priorizavam a saúde”, afirma.
Ela conta que, com o passar do tempo, com o surgimento das informações sobre a importância de manter uma boa imunidade e os riscos associados a condições como obesidade e diabetes e ao mesmo tempo percebemos que o fim da quarentena estava longe começou a aumentar o interesse por alimentos saudáveis.” Essa tendência, continua ganhando força até os dias de hoje, transformando hábitos e priorizando a saúde como parte essencial de uma vida equilibrada”, ressalta.
A conscientização obtida na pandemia acelerou o crescimento da demanda por alimentos funcionais e naturais, que oferecem benefícios adicionais à saúde. Produtos como oleaginosas, chás, probióticos, integrais e ingredientes ricos em antioxidantes ganharam destaque. Ao mesmo tempo, cresceu a busca por opções com rótulos mais limpos, livres de conservantes e açúcares, refletindo uma preocupação maior com a qualidade nutricional dos alimentos. “Eu acredito que essa busca favoreceu a mudança das novas regras para rotulagem de alimentos, que entraram em vigor em outubro de 2022, que além de mudanças na tabela de informação e nas alegações nutricionais, a novidade será a adoção da rotulagem nutricional frontal”, diz a nutricionista.
Outra mudança percebida com a volta a rotina foi a busca da praticidade, sem abrir mão da saúde. Isso aumentou o interesse por produtos saudáveis prontos e por receitas que levam bons ingredientes e que são fáceis de fazer, consumir e transportar.