Por Redação
9 de janeiro de 2024Dia das crianças 2024: como os supermercados podem aumentar as vendas com a data e como a indústria pode investir em produtos para esse público
O Especial do Mês “Sazonalidade” da SuperVarejo dá dicas aos varejistas de como garantirem uma boa performance em datas comerciais
Não tem data mais esperada pelas crianças do que 12 de outubro. Sinônimo de diversão e brincadeira, reunir a família neste dia, que também é feriado, é certeza de bons momentos. Os supermercados podem contribuir muito com essa celebração e não apenas com a ofertas de brinquedos, afinal, sabemos que nem todas as lojas possuem espaço para a oferta destes itens e que muitas vezes o mix acaba restrito a poucas opções.
Por isso, a ideia é ampliar a visão sobre o que pode ter mais saída neste período e como conseguir atrelar a venda a outros itens menos convencionais. A primeira dica é olhar para o consumo dos anos anteriores. Conhecer os itens de maior saída em outubro anterior ajuda a pensar no estoque. Saber quanto cada cliente gastou e em quais categorias facilita a planejar a estratégia deste ano. A partir desta análise, fica mais fácil compor o mix. E, principalmente, a se antecipar em algumas estratégias para vender esses produtos especiais.
É comum que a indústria de doces e chocolates promova novidades nos produtos justamente para esta época. Não apenas pelo dia das crianças, mas também pelo Halloween, que se aproxima. O departamento de compras pode negociar a exposição de cartazes e folders que destaquem as novas opções e deixá-las evidentes no ponto de venda. Essa parceria rende muitas vantagens para supermercado, fornecedor e também para o shopper.
Outra opção divertida que movimenta a venda é destacar produtos que remetem à infância de adultos e adolescentes. Isso vale para receitas tradicionais como bolos de chocolate, bolinho de chuva, salada de fruta, brownie, torta de sorvete, maionese de canudinho,... são inúmeras as opções que, além de aumentar as vendas de inúmeras categorias, é um convite para a família se aventurar na cozinha. A indústria alimentícia oferece diversos preparos pré-prontos destes itens que facilitam a produção.
E, pensando no futuro shopper, aproveite a data para criar um ambiente alegre e divertido, ou mesmo com alguma ação na semana da criança. Pode ser até mesmo algumas opções recreativas no pátio da sua loja. Isso ajuda a familiarizar os pequenos com o ambiente de compra, tornando a ida ao mercado algo mais familiar à realidade. Brincadeiras no interior da loja que estimulam o consumo ao mesmo tempo que ensinam sobre economia doméstica são uma forma de unir momentos divertidos e também de mais vendas.