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Por Redação
14 de fevereiro de 2025Personalização que transforma o mercado
O que a indústria alimentícia está fazendo para atender necessidades específicas em dietas
Seja por saúde, estética ou por estilo de vida, a customização alimentar é uma realidade na vida de muitos brasileiros. E essa tendência não se limita apenas à restrição de calorias ou à escolha de ingredientes mais saudáveis. As pessoas agora buscam por alimentos que atendam a critérios específicos, como o controle de níveis de glicose, a melhoria da saúde intestinal ou a maximização da energia. Isso levou empresas do setor alimentício a adaptarem suas linhas de produtos para atender a essas demandas de saúde, criando desde alimentos sem glúten e veganos até suplementos nutricionais personalizados, que prometem promover saúde e bem-estar de forma única para cada consumidor.
Esse movimento de personalização tem gerado impacto significativo na venda de produtos especializados. Marcas que antes ofereciam soluções mais genéricas agora estão investindo em estratégias de nicho, focadas em dietas e necessidades específicas. O mercado de alimentos funcionais, por exemplo, tem se expandido rapidamente, com empresas lançando produtos como barras de proteínas com fórmulas exclusivas ou bebidas energéticas voltadas para atletas amadores, personalizando ainda mais os itens oferecidos. O aumento do consumo de produtos especializados tem contribuído para o crescimento desse setor, especialmente entre consumidores que buscam por algo além das opções tradicionais.
Na visão de Giselle Contini, gerente de Qualidade da Vitao Alimentos, a empresa se adaptou para garantir que os produtos ofertados no varejo atendam a estes critérios. "Os padrões de excelência da Vitao foram significativamente elevados em 2023, com a obtenção da certificação Health Living, exigida pela Walt Disney Company. Essa conquista reflete nosso compromisso com a pureza e a prevenção de contaminações, prioridade absoluta desde o início desta nova fase da empresa, em 2022", reforça.
Gisele também comenta que os chocolates sem lactose integram uma linha exclusiva, projetada para evitar qualquer contaminação cruzada. Esses produtos são formulados sem a presença de elementos que possam conter leite, garantindo segurança e tranquilidade ao consumidor.
No geral, todos os ingredientes utilizados pela fabricante passam por um rigoroso processo de homologação de fornecedores, para garantir os requisitos necessários e graus de segurança. "Nossos parceiros são avaliados com base na documentação exigida e em conformidade com nosso plano de controle de alérgenos. Além disso, cada matéria-prima recebida é submetida a uma inspeção criteriosa, garantindo que não haja contaminação durante o transporte”, pontua a gerente.