Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Evento
...
Por Redação
22 de setembro de 2025

APAS Experience impulsiona o varejo supermercadista e fomenta negócios no Vale do Paraíba

Evento acontece em 24 de setembro, reunindo supermercadistas, fornecedores e autoridades para impulsionar negócios e tendências para a região

O varejo supermercadista do Vale do Paraíba se prepara para o APAS Experience, um dos eventos mais importantes para o setor na região, que ocorrerá no dia 24 de setembro no Vale Sul Shopping, em São José dos Campos. Organizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), o encontro tem como objetivo fomentar o relacionamento entre supermercadistas, fornecedores, poder público e imprensa, além de criar oportunidades de negócios e parcerias estratégicas.

LEIA TAMBÉM
APAS Experience Ribeirão Preto reuniu supermercadistas e lideranças locais para discutir inovação e responsabilidade social
2ª Edição do Ranking 5 Marcas em Destaque chega com exclusividade na SuperVarejo de setembro

Rafael Paredes, diretor da Duratto, destaca que o evento é fundamental para aproximar a marca dos supermercadistas, fortalecer a presença no ponto de venda e entender as demandas do mercado. A empresa está entre os expositores do evento e pretende “inovar com inteligência e propósito, oferecendo produtos que entregam alta performance com menor esforço, agregando valor tanto para o consumidor quanto para o varejista”, explica o executivo. A Duratto exibirá sua linha completa de limpadores premium e especialidades, desenvolvidos para oferecer praticidade e maior rentabilidade para as lojas.

Carlos Bernardi, diretor comercial, de marketing e trade da Augusta Alimentos, que há 24 anos produz congelados, reforça que o APAS Experience é uma oportunidade para estreitar o relacionamento com o mercado local e apresentar as inovações na categoria de panificação congelada. Entre os lançamentos da empresa que serão apresentados estão as esfihas de brócolis com ricota e palmito com requeijão, além das massas congeladas para panetone, com frutas ou gotas de chocolate, ampliando as opções para o varejo supermercadista.

A programação inclui desde a exposição de estandes com marcas do segmento até painéis especializados, como o uso da inteligência de dados como aliado dos supermercados, inovação no varejo e estratégias de liderança. Entre os destaques, o APAS Experience contará com um painel sobre “Inteligência de dados como aliado dos Supermercados”, com Felipe Queiroz, Economista-chefe da APAS, e Priscila Ariani, da Scanntech; seguido da palestra “Inovação nos Supermercados: desafios e oportunidades”, com Caio Camargo. Na sequência, Leo Rommano falará sobre” Como os líderes constroem as melhores empresas para trabalhar”.

Potencial da região

Os números do setor no Vale do Paraíba refletem sua força econômica e social. Em 2024, a região atingiu 40.293 empregos formais no setor, representando um crescimento de quase 6% em relação ao ano anterior. São 1.458 supermercados em funcionamento, sendo 57,8% deles pequenos mercados, que movimentam o consumo local e geram empregos.

A regional do Vale do Paraíba obteve o terceiro maior faturamento entre as 16 regionais da APAS, representando cerca de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) da região.

Lívia Souza de Azevedo, diretora regional da APAS no Vale do Paraíba, ressalta que a feira cresce a cada edição, ganhando relevância para o varejo regional. “O evento também tem papel social importante, e em 2024, arrecadamos mais de 131 quilos de alimentos, doados por meio de parcerias com instituições parceiras, reforçando nosso compromisso com a comunidade”, destaca.

Deixe seu comentário