Por Redação
4 de novembro de 2025APAS Experience Sorocaba aquece negócios e fortalece o mercado regional
Iniciativa fomenta o crescimento econômico local e destaca a força de um setor que movimenta R$ 18,1 bilhões ao ano
A região de Sorocaba sediará, no próximo dia 06/11, o APAS Experience Sorocaba, evento promovido pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) e que atrai as atenções do varejo alimentar, reunindo supermercadistas, indústrias e fornecedores locais em um ambiente voltado à geração de negócios, troca de experiências e atualização profissional.
LEIA TAMBÉM
APAS Experience Baixada Santista reforça o protagonismo do varejo alimentar paulista
APAS Experience Araçatuba destacou a relevância do setor e o desenvolvimento econômico
Segundo Bruno Faulin, diretor da regional Sorocaba da APAS, o evento tem papel essencial para o desenvolvimento econômico da região e para o fortalecimento da cadeia de abastecimento. “A relevância para o setor supermercadista regional é gigantesca, pois é um evento que cresce ano a ano, focado exclusivamente na região, oferecendo à indústria a oportunidade de mostrar o seu trabalho aos supermercadistas locais”, diz. “Esperamos um volume significativo de negociações, contribuindo para o fortalecimento do mercado e ampliando o networking entre empresários”, destaca.
A programação do Experience Sorocaba reuniu palestras e painéis voltados à gestão, inovação e liderança. Entre os destaques, a apresentação do ex-jogador Giba, com o tema “Motivação e Determinação: Alcançando sucesso na vida pessoal e nos negócios”, e a palestra “Como os líderes constroem as melhores empresas para trabalhar”, conduzida por Cauê Oliveira, diretor do Great Place to Work Brasil. Outro momento relevante foi o painel “Inteligência de dados como aliado dos supermercados”, com Felipe Queiroz, economista-chefe da APAS, e Felipe Passarelli, head de inteligência e mercado da Scanntech.
Potência regional
A força do setor supermercadista de Sorocaba se reflete nos números: a regional da APAS abrange 60 cidades, reúne 1.784 estabelecimentos e emprega mais de 40,2 mil colaboradores diretos. Em 2023, o faturamento atingiu R$ 18,1 bilhões, o equivalente a cerca de 5% do PIB do setor em São Paulo. A região também apresenta uma forte dinâmica de empregabilidade, com 1.940 vagas abertas, cenário que a APAS ajuda a reduzir por meio de parcerias com mutirões de emprego locais.
Além da programação de conteúdo, o Experience Sorocaba serve como vitrine para marcas regionais e nacionais apresentarem suas soluções ao varejo. Confira alguns expositores:
Para Amauri Vieira, gestor comercial do GrupoMNS e presidente do Grupo Vegetais Saudáveis, a participação no evento reforça o compromisso com a produção local e a qualidade dos hortifrutis frescos. “Enxergamos o evento como uma vitrine estratégica para apresentar nossos diferenciais diretamente ao varejo, em que destacaremos nossa linha de frutas e legumes, com foco em rastreabilidade e atendimento personalizado”.
A Paulispan também marcará presença com um portfólio completo de pães, salgados e sobremesas. Segundo Tainara De Paulo, responsável pelo marketing da empresa, o evento permite estreitar laços e reforçar a presença da marca, “é uma oportunidade de mostrar nossa qualidade, inovação e variedade de produtos, como o mini pudim Fávori, que será uma das atrações”, afirma. “ Além disso, aprendemos muito com as trocas de experiências e tendências do mercado”.
Já a Frizon Cosméticos, que há mais de 45 anos atua no mercado de beleza e cuidados pessoais, pretende ampliar sua presença no canal supermercadista paulista. “O Experience Sorocaba representa uma nova ponte entre indústria e comércio, onde apresentaremos nossos produtos, mostrando que eles vão além da beleza, e que trazem rentabilidade para o varejo”, diz diretor Tiago Villani, diretor da empresa.
Entre as novidades internacionais, destaque para a chegada da Oryx, com a linha Pistachino, marca de pistaches premium vindos diretamente de Dubai, que escolheu o APAS Experience Sorocaba como uma das portas de entrada para o mercado brasileiro. Segundo Osmar Iria Júnior, consultor comercial da marca no Brasil, o evento é estratégico para apresentar o produto ao público paulista. “Hoje, o Pistachino está entrando no mercado brasileiro, vindo direto de Dubai e focando inicialmente o estado de São Paulo, e por essa razão não poderíamos deixar de participar da APAS em Sorocaba, que é o décimo maior PIB do estado”. O foco, segundo Júnior, é mostrar a qualidade do pistache do Oriente Médio, que tem características distintas do californiano, muito conhecido no Brasil. “Queremos seguir essa tendência de mercado, encontrando os parceiros certos para consolidar a marca no país”, conclui.
