Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Evento
...
Por Redação
13 de janeiro de 2025

NRF 2025: primeiro dia de evento abre debate sobre Inteligência Artificial

John Furner, CEO do Walmart nos Estados Unidos, juntou-se à Azita Martin, vice-presidente da NVIDIA, no palco do Retail's Big Show

No primeiro dia da NRF 2025: Retail’s Big Show, principal evento de varejo do mundo, John Furner, presidente e CEO do Walmart US, juntou-se a Azita Martin, vice-presidente da NVIDIA, multinacional de tecnologia, no palco para uma conversa que abrangeu exemplos atuais de uso de IA (Inteligência Artificial) no varejo.

LEIA TAMBÉM

Azita lembrou de uma citação do CEO da NVIDIA, Jensen Huang. “Alguém perguntou: 'O ChatGPT vai tirar nosso emprego?' Ele fez uma observação que sempre me chamou a atenção”, disse ela. “Eu sempre uso isso em seu nome. E isso é: 'Não, mas alguém usando IA generativa pode tirar seu emprego.' Então, abrace isso. É uma ferramenta que só o torna mais produtivo e o tornará muito mais inteligente”.

Tanto Furner quanto Martin mostraram entusiasmo pelo uso de inteligência artificial na cadeia de suprimentos e citaram os chamados “gêmeos digitais”. A criação de um gêmeo digital de uma loja ou centro de distribuição físicos, por exemplo, permite a simulação de diferentes layouts e a capacidade de observar como pessoas e itens interagem antes que o investimento de capital seja feito.

A Lowe's, empresa americana de materiais de construção, criou um gêmeo digital de 1.700 de suas lojas, disse Martin, atualizando várias vezes ao dia com dados operacionais e de inventário. "Como resultado, ele simula diferentes layouts, para realmente otimizar como os clientes estão comprando nas lojas", disse ela, "como mudar seus layouts e, finalmente, melhorar suas vendas e receitas". A empresa agora está testando gêmeos digitais 3D para otimizar o merchandising, disse ela.

Furner disse que gosta de pensar em gêmeos digitais como algo semelhante a um videogame. “É uma ideia na sua cabeça, e há uma realidade que você criou, você simula e joga nela, e os resultados acontecem”, ele disse. “Você pode fazer a mesma coisa nos negócios”.

Para Caio Camargo, especialista em inovação no varejo, a visão de John Furner sobre o uso de inteligência artificial e a criação de gêmeos digitais no varejo demonstra o poder da tecnologia para transformar operações e experiências. “Simular layouts e interações antes de investimentos reduz riscos e melhora a eficiência. O exemplo da Lowe’s, ao atualizar dados em tempo real e otimizar planogramas, reforça como essa abordagem não apenas potencializa vendas, mas também aprimora a experiência do consumidor, tornando o varejo mais ágil, assertivo e competitivo”, ressalta o executivo que está presente na NRF.

Deixe seu comentário