Por Redação
22 de novembro de 2024HEINEKEN Spin investe R$ 15 milhões em restauro florestal e implementação de agroflorestas em Itu (SP)
A primeira fase do projeto prevê plantio de 224 mil mudas em uma área equivalente a 135 hectares
O Grupo HEINEKEN, por meio de seu ecossistema de negócios de impacto HEINEKEN Spin e em parceria com a Rizoma, empresa de boas práticas socioambientais, iniciou o plantio de 224 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em Itu, interior de São Paulo, onde está localizada uma das principais cervejarias da companhia.
LEIA TAMBÉM
Grupo HEINEKEN cria área de Inovabilidade e anuncia novo diretor
Grupo HEINEKEN anuncia ecossistema de negócios de impacto
Com um investimento inicial de R$ 15 milhões, essa é a primeira fase do pilar de agricultura regenerativa desenvolvido em conjunto pelas empresas e deve ocupar uma área de cerca de 135 hectares. Em cinco anos, tempo previsto para a finalização de todas as etapas, a projeção é o plantio de 1,2 milhão de mudas em uma área de mais de 800 hectares.
Nesta fase, HEINEKEN Spin avança em seu compromisso com a restauração ecológica ao combinar o reflorestamento com espécies nativas da Mata Atlântica e a implementação de agroflorestas, representadas pelo cultivo de citrus. Esse modelo tecnológico não apenas promove a recuperação da biodiversidade local, mas também maximiza a capacidade de sequestro de carbono, contribuindo para a mitigação de impactos no microclima local, e atribui valor e inovação para as áreas que pertencem ao Grupo HEINEKEN.
“Combinar iniciativas eficazes para o equilíbrio do microclima e a preservação dos recursos hídricos, ao mesmo tempo em que utilizamos a comercialização do limão para impulsionar nossa agenda ambiental, reforça o impacto positivo que buscamos em nossa estratégia de sustentabilidade, que está no centro das decisões do Grupo HEINEKEN. Nesse pilar, contamos com a expertise da Rizoma para trazer experiência e tecnologias que fortaleçam ainda mais nossas ações”, destaca Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos do Grupo HEINEKEN.
Os principais objetivos dessa iniciativa são os ganhos ambientais, sendo um deles a remoção de carbono da atmosfera. Em 25 anos a partir do plantio, a companhia poderá remover aproximadamente 500 mil toneladas de CO2 do meio ambiente. Além disso, o projeto colabora com as principais metas de redução de emissões do Grupo HEINEKEN, entre elas, alcançar net zero nos escopos um e dois (emissões diretas de fontes proprietárias e emissões indiretas – como energia, respectivamente) até 2030 globalmente.
“Essa parceria com a Heineken acelera o crescimento da agricultura regenerativa orgânica e resulta em um dos maiores cases de agrofloresta em larga escala no Brasil e no mundo. É o melhor reconhecimento de que é possível implementar um sistema de produção que, em vez de degradar, regenera a natureza. Essa iniciativa que realizamos juntos inspira uma nova era de regeneração e renova a esperança em um futuro melhor para o planeta e para todos nós”, afirma Pedro Paulo Diniz, sócio-fundador da Rizoma.