Por Vitor Garcia
2 de maio de 2023Mondel?z Brasil investirá R$ 1 bilhão na ampliação da capacidade produtiva de fábricas
Montante é 70% maior que o valor aplicado pela companhia no último ano
Como parte de sua estratégia de crescimento, a Mondel?z Brasil investirá R$ 1 bilhão na ampliação da capacidade produtiva de suas fábricas em Curitiba, no Paraná, e em Vitória de Santo Antão, em Pernambuco. Além disso, entrada em novas categorias e práticas sustentáveis também farão parte desta agenda. O investimento, que será 70% maior que o valor aplicado pela companhia no último ano, foi anunciado esta semana por Liel Miranda, presidente da companhia no país.
LEIA TAMBÉM
SuperVarejo chega na edição 250 e comemora mais de duas décadas na cobertura do varejo brasileiro
Juliana Bonamin é a nova vice-presidente de vendas da Mondel?z Brasil
Dona de marcas Lacta, Oreo, Club Social e Tang, a Mondel?z Brasil é o motor de crescimento da companhia na América Latina e um dos drivers para o cumprimento da Visão 2030, estratégia da empresa para crescer, no ponto de vista global, duplo dígito nos próximos anos. ?Nosso investimento contempla não só a expansão da capacidade das nossas operações, como também o nosso olhar estratégico para crescimento inorgânico, orgânico, com entrada em novas categorias. Tudo isso dentro do nosso propósito de fazer o snack certo, para o momento certo e feito da maneira certa?, destaca Liel Miranda.
O valor será direcionado, principalmente, para as linhas de chocolate - responsável por 30,8% do market share da companhia no ano passado - e biscoitos. A fábrica localizada em Vitória de Santo Antão (PE) recebe um olhar especial. ?Vamos aumentar em 50% a capacidade de produção das linhas de Bis, Sonho de Valsa e Ouro Branco?, completa o executivo. Já para a maior fábrica de chocolates da Mondel?z International, em Curitiba, o aumento será de 20%.
A companhia também segue focada em oferecer ao consumidor produtos em diferentes formatos e tamanhos, seja para consumo individual, em pequenas porções, ou em embalagens promocionais e tamanho família. ?Estamos sempre atentos ao comportamento do mercado, buscando identificar novas ocasiões de consumo e de compra. Dessa forma, conseguimos desenvolver alternativas que vão desde o consumo imediato até o abastecimento da despensa?, finaliza o executivo.
Sustentabilidade
Parte dos recursos anunciados esta semana será direcionada à sustentabilidade, com ações capazes de transformar práticas ambientais e impulsionar o desenvolvimento social do ecossistema do negócio. ?Temos o objetivo de avançar na construção de uma empresa de snacks mais sustentável, fundamentada na criação de valor para o negócio.?, enfatiza o executivo.
Entre as iniciativas com este foco está o programa Investindo com Propósito, que tem como objetivo fomentar a economia local e incentivar fornecedores diversos e inclusivos. Cocoa Life, que busca melhorar a produtividade, rentabilidade dos produtores, aprimorar o manejo do cultivo de cacau e exportar inovações e tecnologia para o setor do cacau também fará parte do cronograma de investimento. ?Como grande produtora de chocolate, sabemos da importância de um cultivo socioeconômico responsável. Nosso compromisso é construir uma produção de cacau no Brasil que seja, primeiro, sustentável e segundo, que abasteça toda a necessidade de cacau da companhia no país?, completa o executivo.
Além disso, a Mondel?z Brasil vai aprimorar projetos de inovação para reduzir a emissão de carbono e cumprir o compromisso público de Net Zero até 2050. ?A produção de 100% dos nossos snacks, feitas em nossas duas fábricas no Brasil, é feita de maneira limpa, já que a fonte de energia é advinda de fontes eólicas e solares. Além disso, quando falamos de redução de carbono, posso dizer que encerramos 2022 com uma redução de 18,2% comparado ao mesmo período de 2018?, pontua Liel Miranda.